SOROCABA E REGIÃO

'Moro de favor' e 'José', sem sobrenome, estão entre sorteados



Larissa Pessoa
larissa.pessoa@ jcruzeiro.com.br
programa de estágio

Quem acessa a lista geral de sorteados no programa habitacional Nossa Casa, encontrará os dizeres "moro de favor" entre os nomes, na 1012º posição. O nome José, sem sobrenome, figura na posição 569 na lista. Os dois candidatos estão na lista como suplentes e é possível conferir o CPF de ambos. O sorteio de 464 apartamentos foi realizado no último domingo, no Estádio Municipal Walter Ribeiro, o CIC.

O secretário de Habitação, Flaviano Agostinho, responsabiliza os próprios candidatos pelos erros, pois, segundo ele, os nomes e os CPFs presentes nas cédulas de sorteio, assim como os publicados na lista, durante todo o processo de trabalho para atendimento às famílias nos Programas Habitacionais, foram inseridos pelos próprios interessados nos cadastros da pesquisa Nossa Casa. "Nós não podemos alterar esse documento, temos que garantir a inviolabilidade do sistema," afirma.

Em nota, a secretaria de Habitação esclarece que mesmo com nomes atípicos, com ausência de sobrenome ou com erros de digitação, o candidato não é prejudicado, pois os demais dados estão corretos.

Agostinho também explica que os nomes de todos os candidatos foram divulgados no Jornal do Município, com os dados dos munícipes pré selecionados para o primeiro sorteio e que nos dias 12, 13 e 14 de maio ocorreu o período para recurso. Em relação ao "moro de favor" o secretário afirma não ter havido nenhuma solicitação de alteração, e que a secretaria afirma que dispõe dos recursos necessários, junto ao sistema, para certificar-se quem é o munícipe.

Além da lista geral, estão disponíveis também as listas destinadas aos candidatos deficientes, idosos e os que recebem auxílio moradia. É possível também visualizar a lista de anulados, ou seja, os candidatos que ganharam as casas durante o segundo sorteio realizado de forma equivocada na urna nove. Ao todo, 84 pessoas tiveram o nome anulado. Quanto a esse problema, o secretário afirma que não há a hipótese de anulação geral do sorteio, mas ele conta que deve se reunir com as famílias que se sentiram frustradas com o erro.

Todas as listas estão disponíveis no portal sorocaba.sp.gov.br/site/nossacasa.


OCULTAR COMENTÁRIOS
comments powered by Disqus