SOROCABA E REGIÃO

Acordo entre ALL e Prefeitura prevê benefícios para Iperó



Um acordo firmado entre a Prefeitura de Iperó e a América Latina Logística (ALL), no último dia 21, irá resultar em uma série de benefícios para a cidade. O compromisso estabelecido prevê desde a retirada dos vagões abandonados pela empresa na estação ferroviária do município e no bairro George Oeterer, até a implantação e ampliação de passagens de pedestres e veículos. A ALL irá encaminhar os projetos à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e solicitar junto à autarquia e também ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) a devolução da área da antiga oficina de solda de trilhos, que possui 60 metros quadrados e, caso seja recuperada, será transferida a Iperó.

Com o trato acordado pelo próprio prefeito da cidade, Vanderlei Polizeli (PSDB), junto à ALL, a intenção é promover a construção de uma passarela de pedestres no pátio da estação ferroviária de Iperó, facilitando o acesso aos bairros Novo Horizonte e Vila Santo Antônio. Há ainda a previsão de ampliação da passagem superior (ponte seca), que liga os dois bairros e atualmente trata-se de um corredor bastante estreito. Os serviços serão custeados pela ALL, que não informou ao Cruzeiro do Sul sobre uma previsão de custo necessário às obras. De acordo com a empresa, será dado o início à execução dos projetos após aprovação da ANTT.

Os vagões que atualmente estão inutilizados na região do bairro George Oeterer, a exemplo dos que ocupavam a estação até pouco tempo, preocupam a administração municipal pelos riscos que oferecem à saúde e segurança da população. A estação, por sua vez, terá parte do trecho ferroviário não utilizado atualmente retirado para dar espaço à oficina de solda de trilhos. A intenção é oferecer um novo espaço de uso comunitário para lazer e convívio social. Para isso, a estrutura será recuperada pela ALL. O espaço da estação deverá ainda, de acordo com as metas da Prefeitura de Iperó, ser urbanizado e transformado em um centro de lazer e eventos da cidade.


OCULTAR COMENTÁRIOS
comments powered by Disqus