CULTURA

Maratona circense em Votorantim



Maíra Fernandes
maira.fernandes@jcruzeiro.com.br


Com uma agenda mais extensa e com atrações internacionais, a 4ª edição da Semana do Circo em Votorantim começa hoje e segue até o dia 30, com programação gratuita na Praça de Eventos Lecy de Campos, em Votorantim. Este ano, a programação do festival também se estende ao Sesc Sorocaba. No dia 23, o Sesc recebe o espetáculo Sobre patas, do grupo Malabaryarte, e no dia 30, a Trupe Koskowisck com Quiproquó. Todas as atividades são gratuitas.

O evento, realizado pelo Circo Guaraciaba através do Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio da empresa Unimetal, também tem apoio da Prefeitura local e do Sesc Sorocaba e contará, ainda, com oficinas, exposição, exibição de vídeo e palestras. "Tentamos dar um caráter internacional para evento, pois a ideia é sempre evoluir. Pensamos em trazer grupos de fora pois achamos que é importante para a população assisti-los, para os artistas conhecê-los e, para a cidade", explica Geisa Helena, atriz da Trupo Koskowisck e uma das organizadoras do evento, que este ano conta com assinatura e incentivo do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (Proac) e da Lei Rouanet.

Para se ter uma ideia do salto que deu o evento, basta lembrar que a 3ª edição ocorreu em 2012, apenas com atrações nacionais e em sete dias. Este ano, a maratona circense acontece em 11 dias e recebe atrações internacionais como a dupla argentina Marcelo Lujan e Pablo Nordio que representa a companhia Circo Amarillo; a Compañia Clowneros; Malabaryarte, de Los Pampas de Santa Rosa; o palhaço Chacovachi; Ale Risório que chega com uma mala repleta de brinquedos; além do espanhol Ivan Prado, diretor e organizador do primeiro festival Clown do mundo árabe. Ele ainda realiza oficina e palestra.

Já as atrações brasileiras contam com os aclamados da Cia. La Mínima, os cariocas do grupo Etc. e Tal; o circo de teatro Tubinho, que cumpre temporada na cidade; o Circo Caramba; Seres de luz; Cia Mimicalado, e As Marias da Graça. Representando a região, a Trupe Koskowisck apresenta as peças Quiproquó e Olha o palhaço no meio da rua, além de promover as matinês escolares junto com o grupo local Usinarte e Malabaryarte. O Circo Guaraciaba, que abre hoje o evento, ainda volta ao palco no Dia Internacional do Circo, 27 de março, com o espetáculo O machão.

Resgate da tradição

O festival começa com um resgate das tradições circenses, em um cortejo conduzido pelos artistas do Circo Guaraciaba, acompanhados por convidados como banda marcial e participantes da 3ª Palhaceata Sorocabana, anunciando a chegada do circo pelas ruas da cidade, às 17h. À noite, a partir das 20h, a programação começa oficialmente com um Varieté (números variados) com o Circo Guaraciaba, onde apresentaram: Rokan, o mágico dos dedos de ouro; O grande palhaço Fedegoso; e shows com malabaristas, acrobatas e palhaços. Ainda na mesma noite será exibido o curta metragem A noite dos palhaços mudos, dirigido por Juliano Lucas e vencedor da categoria de melhor filme no Festival Internacional Videobabel 2012, no Peru.

Além das atrações, o público poderá contar com a exposição História, Fatos e Versões do Circo-Teatro Guaraciaba, que ficará exposta até o final do evento. A mostra ilustra trechos da história cotidiana da família Guaraciaba, composta por imagens com design contemporâneo, buscando interatividade com o público.

Histórico


A Semana do Circo em Votorantim é um festival de artes circenses desenvolvido pelo Circo Guaraciaba desde 1994. O projeto tem como objetivo disseminar a importância histórica do circo e do circo-teatro, fomentando ações que contribuam para manter viva a memória cultural e a prática circense.

Nos últimos três anos, o festival ocorreu na cidade de Votorantim em parceria com a Prefeitura local, tornando-se um dos eventos circenses mais importantes do interior do Estado de São Paulo, com ações culturais de grande relevância. No ano de 2012, o festival recebeu incentivo do Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura, aumentando expressivamente o público, num total de 8.974 participantes ao longo de sete dias.

Programação de espetáculos:

Dia 21, sexta-feira, às 20h - Espetáculo Clake, com grupo Circo Amarillo.

Dia 22, sábado, às 16h - Espetáculo matinê Olha o palhaço no meio da rua com Trupe Koskowisck.

Dia 22, sábado, às 20h - Espetáculo Tem areia no maiô com grupo As Marias da Graça.

Dia 23, domingo, às 16h - Espetáculo matinê Mimicalado show, com grupo cia. Mimicalado.

Dia 23, domingo, às 17h, no Sesc Sorocaba - Espetáculo Sobre patas com grupo Malabaryarte Circo.

Dia 23, domingo, às 20h - Espetáculo Quiproquó, com Trupe Koskowisck.

Dia 24, segunda-feira, às 20h - Espetáculo Amor mito com Compañia Clowneros.

Dia 24, terça-feira, às 20h - Espetáculo A-las-pi-pe-tuá com Seres de Luz.

Dia 26, quarta-feira, às 20h - Espetáculo Tubinho contra o lobisomem com Circo de Teatro Tubinho.

Dia 27, quinta-feira, às 20h - Espetáculo O machão com Circo Guaraciaba.

Dia 28, sexta-feira, às 20h - Espetáculo Cuidado!! Um payaso malo puede aruinar tu vida com grupo Chacovachi.

Dia 29, sábado, às 16h - Espetáculo matinê AleGrativo com grupo Ale Risorio.

Dia 29, sábado, às 20h - Espetáculo Fulano&Sicrano com grupo Centro Teatral Etc e Tal.

Dia 30, domingo, às 16h - Espetáculo matinê Caramba, quanta bobagem com Circo Caramba.

Dia 30, domingo, às 17h - Espetáculo Matinê Quiproquó no Sesc Sorocaba com Trupe Koskowisck.

Dia 30, domingo, às 20h - Espetáculo Rádio Varieté com La Mínima.

Oficinas e palestras

Oficina e palhaçaria para mulheres Bota a palhaça pra fora. Nos dias 24 a 28, segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Coordenado por Geni Viegas, Karla Concá e Vera Ribeiro. A oficina tem por objetivo, através de exercícios específicos, tornar conscientes as características individuais que promovem o riso. Público: mulheres a partir de 14 anos. 15 vagas para os primeiros inscritos. Inscrições: producao@totemcultural.com.br.

Seminário Clown Físico. Dia 25, terça-feira, das 9h às 13h . Coordenado por George L. Lewis (EUA) e Santiago Legón (ARG). Público: atores com nível intermediário e estudantes de artes cênicas. 20 vagas mediante análise de currículo artístico. Inscrições: producao@ totemcultural.com.br.

Oficina Doces lembranças. Dia 26, quarta-feira, das 9h às 12h. Coordenada por Guaraciaba Malhone, Iracema Cavalcante, Edméia Rocha e Nair Ordep, do Circo Guaraciaba. A oficina vem com a proposta de reviver, reaprender e ensinar a fazer alguns doces tradicionais dos circos antigos. Público: interessados a partir de 12 anos. 20 vagas para os primeiros inscritos. Inscrições: producao@ totemcultural.com.br.

Palestra com Ivan Prado. Dia 28, sexta-feira, das 16h às 18h. Coordenação Ivan Prado (ESP). Nesta palestra, Ivan Prado, que é um dos maiores expoentes do atual circo solidariedade, falará sobre os seus projetos que, nos últimos anos, tem proposto um choque em territórios em conflito, passando por geografias que vão desde as favelas do Brasil, aos campos de refugiados no Sahara, de comunidades indígenas de Chiapas, aos Campos de refugiados da Palestina. Público: estudantes de artes, professores e interessados em geral. Vagas abertas para os 200 primeiros inscritos. Inscrições: producao@ totemcultural.com.br.

Manual e guia do palhaço de rua. Dia 29, sábado, das 14h às 19h. Coordenação de Chacovachi (ARG). A oficina é direcionada aos artistas ou futuros artistas que queiram descobrir os segredos do palhaço de rua. Público: Estudantes de artes, professores de artes, atores, diretores com nível intermediário. 20 vagas mediante análise de cúrriculo artístico. Inscrições: producao@ totemcultural.com.br.

Oficina de construção e manipulação de malabares com materiais alternativos e de baixo custo. Dias 30, domingo, das 10h às 12h.

Coordenado por Circo Caramba. A oficina de construção de malabares é voltada para a confecção artesanal de bolinha de painço e de lenços de tule e propicia aos participantes o aprendizado da confecção. Público alvo: crianças a partir de 7 anos. 20 vagas para os primeiros inscritos. Inscrições: producao@ totemcultural.com.br.

Oficina Palhaçando a existência. Dia 30, domingo, das 14h às 18h. Coordenação de Ivan Prado. A oficina percorrerá um caminho de crescimento pessoal a partir do ridículo. Público: interessados a partir de 15 anos. 20 vagas mediante análise de cúrriculo artístico.

Inscrições: producao@totemcultural.com.br.

Serviço

Espetáculos noturnos começam sempre às 20h; as matinês em Votorantim às 16h e as matinês no Sesc Sorocaba às 17h. A entrada é gratuita e a distribuição dos ingressos começa uma hora antes do início de cada espetáculo. A Praça de Eventos "Lecy de Campos" fica na avenida 31 de março, Centro de Votorantim. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade.


OCULTAR COMENTÁRIOS
comments powered by Disqus