CULTURA

A arte do efêmero



Felipe Shikama
felipe.shikama@jcruzeiro.com.br 


Até o dia 23 de fevereiro, o público que transitar pelas dependências do Sesc Sorocaba poderá conferir, em vários espaços da unidade, 20 obras que fazem parte da instalação Corpos de Barro, realizada pelo artista plástico Paulo Farah André.

Diferentemente de uma exposição de obras de arte convencional, nas quais as peças acabadas e perenes podem ser contempladas pelo público, a instalação inédita que vem sendo idealizada pelo artista há cerca de dez anos também é efêmera. "Essas vinte esculturas serão construídas aqui ao longo dos dias e, depois que o barro secar, provavelmente se quebrarão. São obras que não vão durar para sempre", explica Paulo Farah.

De acordo com o artista, a ideia é mostrar ao público o processo da criação de esculturas em barro, com ênfase nos gestos e expressões do corpo humano. "Além disso, a proposta pretende desmistificar o fazer artístico, em que geralmente as obras só são apresentadas após a sua conclusão. Esse fazer artístico é comum do ser humano e isso significa dizer que todo mundo, se quiser, pode ser artista", acrescenta Paulo, que também é arte-educador em São Paulo.

Paulo Farah ressalta que sua intenção não é reproduzir esculturas do corpo de forma realista, com detalhes anatômicos, mas sim focar nos movimentos, expressões e intenções dos gestos. "Minha busca é pelo detalhe expressivo, seja a liberdade de dançar, o amor de um abraço ou a contradição de intensões", exemplifica.

A atração, que começou no dia 7 e pode ser vista até o dia 23 de fevereiro, faz parte do projeto Sesc Verão. "O projeto, de forma geral, reúne uma série de atrações que visam estabelecer o diálogo entre as atividades esportivas e as expressões artísticas, por meio dos movimentos corporais", explica Guilherme Garcia, animador cultural do Sesc Sorocaba.

"Assim como o corpo, o barro precisa estar em movimento, porque senão ele se enrijece e quebra", compara Paulo Farah, que é formado em Engenharia Agrônoma e há 20 anos trabalha com artes plásticas. Em sua carreira como artista, já confeccionou centenas de bonecos e figurinos para teatro e esculturas para escolas de samba.

A instalação Corpos de Barro pode ser vista até o dia 23 de fevereiro; de terça a sexta das 9h às 21h30 e sábados e domingos das 10h às 18h30. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. A programação completa do Sesc Verão pode ser acessada no site: www.sescsp.org.br.



comments powered by Disqus