SOROCABA E REGIÃO

Corpus Christi tem missas e procissões


Missas e procissões marcam hoje a celebração de Corpus Christi pelos fiéis da Igreja Católica em Sorocaba. A programação foi definida pelas paróquias. A tradição da montagem de tapetes decorados para a passagem do Santíssimo será mantida por várias comunidades e algumas delas optaram por substituir as serragens e materiais recicláveis por cobertores que, após a celebração, serão doados para famílias carentes.

Na Paróquia do Divino Espírito Santo, no Largo do Divino, onde será montado o tradicional tapete de serragem, a festividade tem início às 9h, com uma missa no Mosteiro Santa Casa. Em seguida, os fiéis seguem em procissão até Capela do Divino. As comunidades das paróquias Santa Rita e Santa Rosália, que participação em conjunto da mesma celebração, farão a montagem de um tapete com mais de 200 cobertores no trajeto por onde passará a procissão após missa, que terá início às 16h, na Igreja Santa Rita de Cássia, na Vila Santana.

Na Paróquia São José Operário, na Vila Progresso, a missa de Corpus Christi começa às 9 horas, seguida de procissão pelas ruas decoradas com tapetes coloridos e também forradas com cobertores doados. Na paróquia Nossa Senhora de Fátima do Campolim, mais de 150 cobertores também serão utilizados para decorar a passagem do Santíssimo. A missa terá início às 18h, seguida da procissão.

Na Catedral Metropolitana de Sorocaba, a celebração de Corpus Christi será marcada por uma missa realizada às 17h, seguida de procissão luminosa pelas ruas do Centro. O pároco Tadeu Rocha Moraes disse que não haverá tapetes, por se tratar de uma região em que torna difícil a montagem, mas que todo o projeto do Santíssimo será iluminada por velas.

A celebração de Corpus Christi, afirma padre Tadeu, é uma manifestação pública que demonstra a real presença de Jesus na hóstia sagrada. A celebração foi instituída na Idade Média, por volta do ano de 1200, quando a Igreja Católica sentiu a necessidade de realçar a presença real do Cristo no pão consagrado. A festa foi instituída oficialmente pelo papa Urbano IV. A primeira procissão aconteceu em Colônia, da Alemanha, de onde surgiu a tradição dos tapetes decorados.

Votorantim

Em Votorantim, a celebração de Corpus Christi reunirá os fiéis das cinco paróquias da cidade. A missa será celebrada a partir das 9h30, na praça Zeca Padeiro, seguida de procissão até a Igreja São João Batista. Cada paróquia ficou responsável pelo montagem de uma parte do tapete por onde passará o Santíssimo. A expectativa é de que três mil pessoas participem do evento religioso.

OCULTAR COMENTÁRIOS

comments powered by Disqus