ECONOMIA

Vendas para o Natal começam a movimentar comércio virtual



Com a chegada de dezembro, uma das datas mais aguardadas pelos varejistas se aproxima: o Natal. E a situação não é diferente para o comércio virtual, - o e-commerce - novo nicho de mercado que conquista cada vez mais consumidores. De acordo com a consultoria e-Bit, o Brasil está em quinto lugar na classificação mundial em relação ao número de internautas, com aproximadamente 80 milhões. Deste total, 27 milhões já realizaram ao menos uma compra online, número que deve aumentar para 32 milhões até o término deste ano ¿ representando um crescimento de 26% em relação a 2010.

A busca crescente dos internautas por este tipo de serviço motivou a criação do primeiro shopping virtual da cidade, o ClicaSorocaba, que já se solidifica no mercado online com produtos e serviços do conhecimento do consumidor sorocabano e de toda a região. "A vantagem do ClicaSorocaba em relação a outros sites do gênero é que, como tratamos de comércio local, conseguimos realizar a entrega em até duas horas após o pedido finalizado no nosso site. Isso representa um benefício extra ao consumidor em situações como o Natal, por exemplo. Se ele realizar a compra pelo ClicaSorocaba às vésperas da data comemorativa, consegue receber seu pedido em casa no mesmo dia, com toda a comodidade", diz Wellington Franco, desenvolvedor do site.

Para os consumidores, esse detalhe faz toda a diferença, já que os maiores índices de reclamações na Fundação PROCON-SP (Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor) se referem justamente à demora na entrega do produto ou serviço prestado pelos shoppings virtuais. Outro recorrente problema destacado pela entidade é a falta de segurança dos sites, o que os deixam suscetíveis aos golpes virtuais. "Terceirizamos o sistema de segurança do ClicaSorocaba com um dos melhores protótipos na área. Além disso, existe um certificado digital no site, chamado THAWTE, que, a partir de criptografia, impede a propagação de golpes virtuais típicos, como roubo de cadastro e senha dos usuários", relata Wellington.

E as vendas para o Natal já começam a dar sinais de bons índices, como conta o desenvolvedor do ClicaSorocaba: "A movimentação no site já começou a aumentar e, consequentemente, as vendas também. Esperamos alcançar ainda mais consumidores nesta data, quando geralmente as lojas ficam lotadas e as filas imensas. No ClicaSorocaba, o cliente não precisará se preocupar com nada disso; com um clique ele resolve todas as suas compras". (AE)



comments powered by Disqus