SOROCABA E REGIÃO

CEI-70 é entregue na Vila Nova Sorocaba

Giuliano Bonamim
giuliano.bonamim@jcruzeiro.com.br

Quatro salas de aula, uma brinquedoteca, área externa voltada ao lazer e espaços adaptados aos portadores de deficiência físico-motora. Tudo isso em um ambiente colorido e planejado para o bem-estar e o aprendizado das crianças. Essa é a estrutura do novo prédio do Centro de Educação Infantil (CEI) 70 Professor Adail Odin Arruda, inaugurado ontem de manhã na Vila Nova Sorocaba.

A cerimônia marcou a entrega do 88º CEI existente na cidade. Juntos, eles têm a capacidade para receber aproximadamente 8 mil alunos. Segundo o prefeito Vitor Lippi (PSDB), a unidade da Vila Nova Sorocaba recebeu um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão e terá a capacidade de atender 140 crianças entre 3 e 4 anos de idade. "Aqui o aluno certamente terá mais gosto pelo estudo por se tratar de um espaço adequado e com profissionais capacitados", diz.

O novo CEI terá 51 vagas a mais em relação à antiga creche que funcionava no mesmo local. Os lugares vagos serão preenchidos entre hoje e amanhã pela Secretaria da Educação (Sedu) e os pais ou responsáveis devem confirmar a inscrição das 8h30 às 16h30 na própria unidade, localizada à rua João Mattuci, 170, Vila Nova Sorocaba.

São 17 vagas oferecidas para o atendimento em período parcial e outras 34 para o período integral, aos nascidos entre abril de 2007 a março de 2008. No ato da inscrição, os pais ou responsáveis devem apresentar seus documentos (certidão de nascimento original ou RG). Em relação à criança são necessários a certidão de nascimento original ou RG, além da carteira de vacinação atualizada e o comprovante de endereço.

Segundo a diretora do CEI Professor Adail Odin Arruda, Raquel Barros, o local abriga alunos de vários bairros da região. "Temos estudantes da Vila Nova Sorocaba, Jardim Planalto, Vila Astúrias e certamente todos serão beneficiados com essas novas vagas", diz. O motorista Carlos Eduardo Palage, 31 anos, tem o filho Gabriel, 4, matriculado no CEI da Vila Nova Sorocaba. "É ótimo porque a escola fica a oito minutos a pé da minha casa", diz. Segundo ele, a opção seria uma instituição de ensino na Vila Fiori. "Se fosse lá, a caminhada seria mais longa", completa.
Já a dona de casa Carina Batista dos Santos, 32, começa a pensar no futuro. Ela tem um filho de 1 ano e 8 meses e estuda matriculá-lo na instituição de ensino nos próximos anos. "Aqui ficou excelente, sem contar que eu moro na rua de trás da escola", relata.

De acordo com a secretária de Educação, Maria Teresinha Del Cístia, a Prefeitura de Sorocaba tem construído, reformado e ampliado um total de 20 prédios destinados à educação infantil e creches. Dez deles serão erguidos em parceria com o governo federal e beneficiarão moradores dos bairros Jardim Califórnia, Ana Paula Eleutério, Jardim Nova Ipanema, Jardim São Guilherme, Horto Florestal, Jardim Santa Esmeralda, Aparecidinha e Éden.

Apenas com essas creches construídas em parceria com o Ministério de Educação e Cultura (MEC), a expectativa da Secretaria da Educação é atender aproximadamente mil crianças. Com os novos prédios, além de reformas e ampliações, Sorocaba vai oferecer cerca de duas mil novas vagas em creches até 2012.


OCULTAR COMENTÁRIOS
comments powered by Disqus