Buscar no Cruzeiro

Buscar

Novos Jogadores

Cruzeirão revela talentos no futsal

16 de Abril de 2024 às 23:05
Vinicius Camargo [email protected]
Secretário de Esporte falou sobre o torneio
Secretário de Esporte falou sobre o torneio (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (16/4/2024))

Um campeonato democrático e de revelação de talentos. É assim que o secretário de Esporte e Qualidade de Vida de Sorocaba, Vitor Hugo Tavares, define o Torneio Aberto de Futsal Jornal Cruzeiro do Sul, o Cruzeirão. Em visita à Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, ele falou sobre a competição e apresentou uma novidade. Neste ano, o campeonato chega à sua 65ª edição com 156 times inscritos. A abertura ocorreu no dia 12 de abril e os jogos devem começar na próxima segunda-feira (22). A duração prevista do Cruzeirão 2024 é de dez semanas.

Segundo Tavares, atletas sorocabanos de ponta do futsal começaram suas carreiras no torneio. Por isso, ele acredita que a competição ajudou a alavancá-los. “Pode ser considerado como um trampolim. Muitos que passaram pelo Cruzeirão estão, hoje, na crista da onda do futsal”, disse.

Xuxa, ala e capitão do JEC Krona, é um deles. Ele jogou, ainda, no antigo Brasil Kirin, hoje Magnus, e na seleção brasileira. Rafael Cafu, treinador da equipe Sub-20 do Magnus, é outro nome. O secretário revelou que, em mais um passo importante na sua trajetória, o sorocabano foi convocado para ser auxiliar técnico da seleção brasileira Sub-17.

Para Tavares, a competição também é democrática, pois recebe desde atletas amadores até renomados.

Assim como os times, o público do Cruzeirão é igualmente diverso. Conforme o titular da pasta municipal, o perfil de quem acompanha o campeonato varia de acordo com a fase. “Inicia-se com aquele grupo de familiares das equipes dos bairros. No decorrer da competição, conforme o Cruzeirão vai se afunilando, e vão ficando grandes equipes, traz aquele público que gosta do futsal bem jogado”, avaliou.

Novidade

O Cruzeirão 2024 tem uma novidade. Até o ano passado, as equipes podiam inscrever dez atletas e deixar outros cinco para revelar depois. Agora, os times estão autorizados a informar apenas cinco nomes e manter dez em segredo. De acordo com Tavares, a mudança vai tornar os confrontos mais estratégicos. “Um craque pode ser guardado para um jogo importante, o que é legal”, exemplificou. Haverá, no mínimo, dois jogos por noite, com rodadas simples. Isto é, quem perder está eliminado.