CANAL 1
Publicidade (passe o mouse para ouvir)


Sucesso das novelas da Globo há muito tempo não é tão grande como agora



Por: Flávio Ricco
Colaboração: José Carlos Nery


Uma demonstração do acerto que passou a existir nas novelas da Globo é o bom resultado das suas produções em cartaz. Entre Malhação e Os dias eram assim, incluindo no meio disso as séries Sob pressão e A fórmula, apenas Pega pega não caiu inteiramente na graça do público e é aquela que, de forma bem merecida, tem recebido as maiores críticas. No mais é difícil encontrar uma outra fase tão auspiciosa, mesmo quando se recorre aos tempos da divisão do departamento em núcleos, todos trabalhando sob a direção geral de Daniel Filho. Esta uniformidade de resultados é fruto de um trabalho cuidadosamente planejado por Silvio de Abreu, o atual responsável, tanto no que se refere ao que já está no ar mas da atenção ao que ainda virá pela frente. A fila montada em quase cinco anos, em se tratando das próximas atrações, tem permitido aos autores e diretores trabalharem com tempo mais que suficiente, reduzindo a índices insignificantes as possibilidades de erro.
Em cima disso
A segunda temporada de Sob pressão, marcada também pelo excelente desempenho do seu elenco, acaba de ser confirmada pela Globo para o ano que vem. Gravações de outros 12 episódios, a partir dos primeiros dias de janeiro.


Apertando o cinto

Sob sério risco de não fechar a conta no final do ano, o SBT começa a colocar em prática um novo plano para enxugar despesas possíveis. E com um desenho que, pelas linhas traçadas, terá reflexos imediatos na produção dos seus programas. Acabar com o Máquina da fama foi apenas uma dessas medidas.

Mas tem mais

Nesses últimos anos, mesmo com as férias coletivas da produção, todos foram obrigados a deixar programas inéditos para o período. Agora, para evitar gastos, já existe a decisão de colocar reprises em janeiro e fevereiro.

Futuro

Sobre o Jô Soares, a informação é que ele continua em férias sabáticas na Globo, após renovação de contrato no fim de 2016. Se vai voltar ao ar em 2018, ainda é uma incógnita. Porém, chama atenção o fato de a emissora ter solicitado, mês passado, renovação sobre o domínio da marca O programa do Jô.

Grandeza

De acordo com levantamento da Kantar Ibope Media, entre janeiro e julho deste ano, 47 programas diferentes de realities shows culinários foram transmitidos nas TVs aberta e paga no Brasil. Quase 39 milhões de pessoas dedicaram ao menos 1 minuto a este conteúdo nas 15 regiões metropolitanas onde a audiência de televisão é aferida regularmente. Essas praças correspondem a 56% da população que possui TV no domicílio. O levantamento apontou que os realities culinários são mais consumidos por mulheres e classe A/B. Quanto à faixa etária, a população de 25 a 49 anos foi a que mais assistiu à esse tipo de conteúdo.

Bate Rebate

. Agora sim os trabalhos de Poliana, próxima novela do SBT, vão ganhar embalo...

. ... Com as contratações de Mel Lisboa, Dalton Vigh, Igor Rickli e Guilherme Boury, o elenco adulto também começa a ser fechado.

. Evaristo Costa, mesmo fora da televisão, continua dos mais assíduos e atuantes nas redes sociais.

. Mais de meio milhão de pessoas assistiram ao Saia justa -- Especial BH exibido no último dia 9...

. ... O programa que deixou o GNT em quarto lugar no ranking da TV paga entre o público feminino com mais de 35 anos durante sua exibição...

. ... A última edição do projeto Saia justa por aí este ano será em Campinas, em outubro.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Globo quer Amor & sexo renovado e ainda mais ousado



Por: Flávio Ricco
Colaboração: José Carlos Nery


A marca Amor & sexo é da Globo, com domínio assegurado até maio de 2022. Até lá, ninguém tira. No entanto, não se trata de algo que assegure próxima ou próximas temporadas do programa. Ao contrário. E o "porém" é que no entendimento de muita gente, para retornar ou continuar será necessário agregar novos valores ao formato e, em algumas situações, até ousar um pouquinho mais. Em sua última exibição já se observaram indícios de que este poderá ser um caminho, com a introdução de temas como a questão racial e o sistema de cotas. Fernanda Lima, totalmente identificada com o produto, sempre se mostrou pronta diante dos mais diferentes desafios. Portanto, não será nenhum bicho de sete cabeças batalhar contra desgastes, repetições e possíveis "barrigas", inimigos sempre presentes em todos os programas de temporada. Se a sua produção, consciente de tudo, trabalhar na reinvenção da fórmula, por que não?


É uma festa

A TV Assembleia, em São Paulo, gerada 24 horas ao dia, com trabalho destinado a 94 deputados, custa R$ 1.154.000,00 ao mês. A TV Câmara Municipal, 12 horas no ar e a serviço de 55 vereadores, exige desembolso de R$ 1.768.000,00 ao mês. Alguma coisa está errada.

Justiça se faça

Muito na linha do que a Globo faz há muito tempo, a Record também tem procurado manter audiência com mais qualidade. Parece que esta é uma ordem distribuída para todos os setores da casa.

Alguns exemplos

O Cidade alerta, na terça-feira, exibiu uma matéria com a Fabíola Gadelha, sobre a existência de salas para soneca depois do almoço. Em se tratando deste jornal, algo inimaginável até bem pouco tempo. Por sua vez, a novela Belaventura, mesmo com alguns probleminhas de audiência, também tem revelado um nível de produção dos mais interessantes.

Bem por aí

Com o Programa do Bial, verifica-se a preocupação da Globo em priorizar o alto padrão. A lista de convidados dá bem uma prova disso. Nivelar ainda mais por cima, para o público, durante muitos anos acostumado ao Jô, é só um estranhamento a ser superado com o tempo.

Olha só

Também na noite de terça, como panorama de tudo, enquanto o Bial tinha Ivete Sangalo e a irmã como convidadas, os seus congêneres não baixaram a bola. Danilo Gentili recebeu Carolina Ferraz e o Porchat, na Record, Mylena Ciribelli e a ex-ginasta Laís Souza. Bom isso.

Grande final

A Bandeirantes deverá receber cerca de 900 pessoas, na sede de São Paulo, terça-feira que vem, para a final de mais uma edição do Masterchef. Além das torcidas de Michele Crispim e Deborah Werneck, também estarão por lá convidados especiais, figuras do mercado e imprensa.

Adnet 1

Tudo pronto para a volta do Adnight, programa do Marcelo Adnet, à grade da Globo para sua segunda temporada. No ar a partir de 21 de setembro, após o The voice, com algumas novidades no formato.

Adnet 2

Durante entrevistas com convidados de diferentes segmentos, serão exibidas esquetes sobre o tema em questão. Além disso, em vez de ficar apenas naquilo que acontece no palco, o programa também irá se valer muito mais de trabalhos em externas.

Bate Rebate

. A Record está com o seu horário das 19h bem adiantado e organizado...
. ... Tanto assim que os trabalhos de gravações de Belaventura, de Gustavo Reiz, já serão encerrados no próximo dia 31...
. ... Na sequência entrará novo trabalho de Cristianne Fridman, baseado em argumento de Cristiane Cardoso, filha de Edir Macedo
. O especial de 1 ano de Fábio Porchat na Record vai ao ar na outra quinta, dia 24, gravado...
. ... A produção segue na espera de uma resposta de Gugu Liberato para esta edição.
. Henri Castelli é só mais um a caminho das novelas em Portugal.

C"est fini

A rádio Mix -- RJ acaba de contratar Bruno Chateaubriand, Leo Dias e Valesca Popozuda para a apresentação de um programa, ao vivo, nas noites de quarta-feira, a partir de setembro. Sob o título de The bate boca, vai funcionar sempre como uma mesa de debates sobre os assuntos atuais.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Torcida do São Paulo põe programa do Neto pra fora do Morumbi



Por: Flávio Ricco
Colaboração: José Carlos Nery


O programa Baita amigos, do Neto, no BandSports, deixará de ser apresentado de um camarote do estádio do Morumbi, porque o diretor presidente da Unyco, Marcelo Neves, filho do ex-goleiro Gilmar dos Santos Neves, foi ameaçado pela Torcida Independente.
Quer dizer que, além de outras regalias, essa torcida agora também manda no estádio. E que o fracasso do time não é por causa do seu presidente e das escolhas erradas da diretoria, mas do comentarista da Band. Então tá.
Essa história do Neto faz lembrar o dia da visita do Gilberto Gil, um dia ministro, quando foi visitar um morro no Rio. As autoridades antes pediram licença para os traficantes.
Do jeito que o São Paulo vai, caindo pelas tabelas dentro e fora do campo, está perto o dia desta torcida decidir quem pode entrar ou não no estádio. A que ponto chegamos. O São Paulo de hoje é uma triste sombra do passado.


Assim, assim

No jornalismo da Record a nova ordem, naquilo que diz respeito aos cabelos, é que as repórteres venham prontas de casa. E que não devem passar mais de 15 minutos na sala de maquiagem. No relógio.

Caças às bruxas

Aí alguns senhores do jornalismo da Record, diante de tudo que acontece, perdem um tempo danado para descobrir como esta santa coluna tem acesso a tantas informações. Será que não é mais fácil parar de dar motivos?

Festa dos 36

O SBT vai fazer 36 anos no próximo sábado, 19, antecipando para a véspera todas as comemorações merecidas. Foram convidados 10 SBTistas para passar o dia na emissora, fantasiados de personagens que marcaram a história: Chaves, Velha Surda, Zé Bonitinho, Vovó Mafalda, Bozo e por aí em diante.

Questão da idade

Como uma coisa puxa a outra, é tão bom ver a Sandra Passarinho, no auge dos seus quase 70 anos, conduzir a série de reportagens do Jornal Nacional desta semana. A Globo, ao contrário de outros, sabe contar com a experiência do seu pessoal. Além do respeito, a valorização profissional.

O outro lado

Funcionários dispensados pela Record, SBT e Cultura nas últimas semanas, entre o que mais ouviram, veio a velha e conhecida frase "você não se enquadra mais no perfil da empresa". Normalmente, gente com muitos, mas muitos quilômetros rodados.

Tá indo

A comitiva turca que aqui esteve, dando início aos trabalhos do novo reality da Band, já deixou o Brasil. Entre outros trabalhos feitos, foram escolhidos os não famosos do programa.

Feliz da vida

Nesta altura da vida, o Datena pode se queixar de tudo, menos da Record.
As recentes modificações feitas, entre as principais, o encurtamento do Cidade alerta e a reprise de Os dez mandamentos, elevaram imediatamente a audiência do Brasil urgente. Quando muito perde da Globo e do SBT.

Por todos os ângulos

A Globo vem com uma proposta bem interessante para reforçar o apoio ao Criança esperança no próximo sábado. Além da força da sua programação aberta, este ano os mesões serão transmitidos na íntegra pela plataforma GloboPlay. E existe também o desejo de contar com a ajuda dos canais da Globosat. Ah!, a expressão "por todos os ângulos" é do narrador Odinei Ribeiro, por acaso, do SporTV.

Novo reality

A Endemol Shine Brasil fechou acordo com a Passion Distribution para comercializar a versão nacional do Drag race, um formato conhecido mundialmente, cujo original é apresentado por RuPaul. O programa é uma competição entre drag queens que coloca à prova seus múltiplos talentos em diversos desafios. "Neste momento estamos buscando os parceiros ideais para a realização desse projeto", informa Juliana Algañaraz, diretora-geral da Endemol Shine Brasil.

Bate-Rebate

. Regina Volpato, sempre lembrada pelos bons serviços prestados, lança nesta quinta-feira, em São Paulo, o livro Mudar faz bem.
. Importante destacar a versatilidade do repórter José Renato Ambrósio na ESPN Brasil...
. ... Foi muito bem na NBA, inclusive com um trabalho bem diferenciado, e agora já está integrado ao dia-a-dia da emissora na cobertura geral.
. As cantoras Miranda Kassin e Marina de La Riva vão se apresentar sábado no Miss Brasil, com transmissão da Band.
. O SBT anunciou ontem que a partir de setembro deixará de exibir o Máquina da fama...
. ...Devido ao "ritmo intenso de gravações e avanço da gestação de Patrícia Abravanel"
. A Bandeirantes encerrou as inscrições para o reality Exathlon.

C"est fini

O humorista Fábio Rabin, ex-Pânico na Band, viaja nesta quarta-feira ao Canadá para uma turnê de seis shows que já estão com todos os ingressos vendidos. Serão quatro apresentações em português e duas em inglês. Além disso, ele vai marcar presença, dia 26, no show da humorista Carol Zoccoli e gravar o programa Stand up trip, destacando o cotidiano de um comediante em viagem por diferentes pontos daquele país. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

A pegadinha é o sinal do pior atraso na televisão




Por Flávio Ricco
Colaboração: José Carlos Ney




Na televisão a lenha, uma das grandes atrações eram os programas de luta livre. Record, TV Paulista e Excelsior, no auge, brigavam por isso, até o público perceber que aquilo não tinha nada de luta, muito menos de livre e que era tudo combinado. Ficou na história o encontro, depois de 10 anos, entre Ted Boy Marino contra Aquiles e a toda produzida vitória do mocinho sobre o bandido.
Passado tanto tempo, verificamos que a luta livre de ontem se transformou nas pegadinhas de hoje. Tudo armado, com qualidade próxima ao escracho, apelativas até o mais alto grau, mas que não conseguem enganar mais ninguém.
Apenas escancaram a falta de capacidade e o desejo de alguns programas em tentar sobreviver no atraso da história e demonstrar que em algumas emissoras o que menos se faz é pensar ou trabalhar na criação de novos formatos.
De se admirar como Silvio Santos e João Kleber ainda se deem a este luxo.




Tá liberado

Dos muitos atores convidados para O sétimo guardião, novela de Aguinaldo Silva adiada para outubro de 2018, ninguém está livre de ser direcionado para outra produção. É a ordem em cartaz na Globo e, acredite, tem a concordância do próprio autor, que entende a necessidade de os atores trabalharem, uma vez que sua história ainda vai demorar um pouco a entrar no ar. Flávia Alessandra, no caso, já deverá ser anunciada em novo projeto, em breve.


Tombado

O Noticidade, do SBT, tem sofrido fortes críticas de autoridades e telespectadores de Ribeirão Preto, porque insiste em praticar o jornalismo de um lado só. Em nenhuma situação é oferecido o direito à outra parte.
Saiu do circuito

A presença mais frequente de Douglas Tavolaro, vice de jornalismo, na redação da Record nesses últimos dias, também se deve à distância regulamentar que ele passou a observar do filme de Edir Macedo. O pessoal da igreja, os bispos especialmente, resolveu assumir a questão.


Daí o atraso

O que se sabe é que, embora mantidos os prazos para o lançamento de Nada a perder, muito do que já foi filmado será refeito. O diretor da Record, Marcelo Silva, é um dos que, a partir de agora, passará a se dedicar mais a este trabalho, mesmo sem abandonar as suas funções na TV. Até uma viagem a Jerusalém já está prevista.

Abrindo o bico

As emissoras do Simba, especialmente SBT e Record, que sempre foi especialista nisso, passaram a ampliar descontos ao mercado anunciante proporcionais às perdas de audiência que observaram com o desligamento do cabo. Como se observa, um prejuízo que vai longe.


Buddy de volta

A Endemol vai dar início aos trabalhos da nova edição do reality Batalha dos confeiteiros. Roteiro fechado e produção em curso, na espera de Buddy Valastro, com chegada ao Brasil prevista para os primeiros dias de setembro.

Correria

O pessoal convocado pela Endemol para trabalhar na produção do próximo Batalha dos confeiteiros tem feito críticas ao aperto das gravações. Serão praticamente 20 dias ininterruptos, com a final, ao vivo, quando o programa for ao ar no ano que vem, não mais às terças -- para não bater de frente com o MasterChef, mas nas noites de quarta, depois do Jornal da Record.

Outro indicativo

O anúncio antecipado da exibição do Batalha dos confeiteiros nas noites de quarta-feira, hoje ocupada pelo Gugu, é mais um sinal que a relação dele com a Record pode estar no fim. Ou que será modificada para o sistema de formato no ano que vem. É aguardar.




. BandSports acabou adquirindo direitos do campeonato português de futebol...

. ... E passou a transmitir os seus jogos a partir deste último fim de semana.

. A edição do Mais 90, do Alex Muller, no Esporte Interativo, só teve crianças na sua mesa debatendo futebol...

. ... Formada pelos filhos de comentaristas, teve até palpite sobre o futuro de Dorival Junior como treinador do São Paulo.

. Fábio Wajngarten, um dos articuladores da vinda da GfK, já se colocou à frente de um novo desafio...

. ... Ele tem trabalhado na aproximação das cúpulas de todas as emissoras...

. ... Buscando colocar na cabeça de todos que a disputa entre as TVs deve se limitar a audiência...

. ... Mas que elas devem se alinhar, quer seja nas métricas, como em assuntos ligados à tecnologia e perpetuação do mercado.

. O Senac São Paulo festejou a entrada de Dony de Nuccio no Hoje, da Globo...

. ...Nuccio, formado em economia e jornalismo, fez em 2009 o curso de âncora de TV na instituição.


C"est fini

A TV Aparecida terá Zé Geraldo, As Marcianas, Wilson Souto Junior e Rodrigo Costa no júri da segunda temporada do Revelações, quadro do programa Terra da padroeira, que vai descobrir uma nova voz da música sertaneja do Brasil. As inscrições para participação vão até o dia 27. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Aposentadoria na TV bem que poderia funcionar de maneira diferente



Por Flávio Ricco
Colaboração: Jo´se Carlos Nery


Aposentadoria na TV bem que poderia funcionar de maneira diferente



Dia desses, neste mesmo espaço, se noticiou a dolorosa demissão de alguns veteranos funcionários do SBT, vários deles vinculados a Silvio Santos muito antes do próprio SBT existir.

Evidente que ninguém aqui tem a pretensão de inverter a rotação da Terra, mas pelo menos naquilo que diz respeito às empresas de televisão e ao seu pessoal mais antigo, para toda e qualquer dispensa -- e não se discute seu legítimo direito, o chamado "aviso prévio" poderia ser feito com alguns meses, até um ano antes desta saída se consumar.

Um tempo, mais que necessário, mas antes de tudo justo, para este alguém, já no ocaso da sua caminhada profissional, se preparar -- não na parte financeira, mas psicologicamente -- para uma nova fase da sua vida.

O mundo ideal nunca irá existir, mas antes de medalhas, diplomas, relógio de ouro ou outras costumeiras homenagens, esta seria uma medida que, além de respeitosa, aliviaria o sofrimento de muita gente.A simples sensação de inutilidade ou não servir mais é sempre angustiante.




Perigosa

Em A força do querer, Irene (Débora Falabella - foto) , ameaçada por Garcia (Othon Bastos), vai tratar de eliminar mais esse obstáculo.



E olha que coisa



As duas maiores audiências do SBT, nos tempos atuais, saem de programas apresentados por pessoas com mais de 80 anos. Por acaso, Silvio Santos e Carlos Alberto de Nóbrega.

Posto de observação

Impressionante como a crise, durante esses últimos anos, mexeu com os interiores das emissoras de TV. Só como exemplo, alguns programas chegavam a reunir até 100 profissionais na equipe de produção e também outros tantos como roteiristas. Situação hoje simplesmente inimaginável. Atualmente, não é raro uma mesma pessoa bater escanteio e correr na área para cabecear.


Outro detalhe


Serviu também para dar uma boa esvaziada em algumas redes de TV o crescimento de um novo modelo de gestão, envolvendo parceria das emissoras com produtoras independentes, como Mixer, O2, Casablanca, Sygnus, Gullane... Que já tem o seu próprio pessoal e entrega o produto finalizado.

Futuro

Dani Suzuki, atriz e apresentadora, está se preparando para morar fora do Brasil. É uma ideia que vem alimentando há muito tempo, mas sem abandonar o mercado daqui. Tanto que fará uma série, Baile de máscaras, com produção da Giros para a TV Brasil, e negocia participação no filme Dano moral, de Marcos Pimenta.

Por enquanto

O acerto de Luan Santana com o Multishow foi apenas para uma série comemorativa aos seus 10 anos de carreira. Não existe nada conversado ainda sobre uma segunda temporada para o Canta, Luan.

Explicação 1

Apesar das referências sobre Portugal em Tempo de amar, próxima novela das seis na Globo, a emissora entendeu que não havia necessidade de enviar equipes para aquele país. E reforça que a história será toda gravada no Brasil.

Explicação 2

A aldeia fictícia portuguesa, destaque dos primeiros capítulos, parece "parada no tempo" e é isolada das grandes cidades. Por isso, segundo a Globo, foi possível representar esse lugar com locações no Sul do Brasil, região de colonização europeia que preserva construções antigas, além de ter propriedades que cultivam uva, atividade presente na trama.

E por último


As cenas de partidas e chegadas foram gravadas no Porto do Rio de Janeiro e serão finalizadas com computação gráfica. A novela também utilizará fotos e filmes da época, que foram comprados da Cinemateca Portuguesa.

Sem parar

Gabriel Leone nem concluiu as gravações de Os dias eram assim, mas já está com a cabeça no início dos trabalhos de Onde nascem os fortes, próxima supersérie da Globo para a faixa das 23h, assinada por George Moura e Sérgio Goldemberg. As gravações vão começar ainda neste semestre.

Bons valores

Além de Gabriel Leone, outro destaque de Onde nascem os fortes, que será gravada no sertão da Paraíba, atende por Jesuíta Barbosa. Direção de José Luiz Villamarim.



Bate-rebate



. O céu é o limite está garantido até dezembro na grade da Rede TV!...
. ...Mas, pelo entusiasmo do apresentador Marcelo de Carvalho, tudo indica que ganhará segunda temporada em 2018.
. Vinicius Vieira agora se divide entre SBT (A praça é nossa) e Multishow...
. ...O humorista caiu nas graças, tanto de Carlos Alberto de Nóbrega quanto de Tom Cavalcante.
. Estão muito adiantados os trabalhos de pós-produção da série 13 dias longe do Sol...
. ...E em condições de estrear no começo de 2018...
. ...O elenco reúne, entre outros, Carolina Dieckmann, Selton Mello, Paulo Vilhena, Lima Duarte e Camila Márdila...
. Trata-se de uma parceria entre Globo e produtora O2.
. Impressionante como Drica Moraes acerta em todos os seus trabalhos...
. ....A fórmula é mais um na sua extensa lista.

C"est fini

A equipe do diretor Rogério Gomes trabalha forte para tirar o atraso das gravações de A força do querer. E isso inclui também uma enorme torcida para as chuvas passem bem longe dos principais pontos de gravação. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!