INFORMAÇÃO LIVRE
Publicidade (passe o mouse para ouvir)


Senadora Marta Suplicy faz visita a Crespo



Por Marcelo Andrade
marcelo.andrade@jcruzeiro.br


A senadora Marta Suplicy (PMDB) visitou o prefeito José Crespo (DEM) no Palácio dos Tropeiros, ontem à tarde. Ela foi recepcionada no sexto andar e na sequência atendeu a prefeitos, vereadores e o público convidado da Região Metropolitana de Sorocaba, no Salão de Vidro do Paço Municipal. Marta chegou em Sorocaba na hora do almoço e antes da agenda na Prefeitura reuniu-se com correligionários do PMDB na cidade. Depois de ouvir de Crespo, e elogiar, alguns dados sobre a cidade, ela prometeu fazer "um aporte robusto" de recursos para a saúde local, no ano que vem. Além de Marta e do prefeito Crespo, formaram a mesa a primeira-dama Lílian, o presidente do diretório municipal do PMDB, Renato Amary, e o vereador, também do PMDB, e presidente da Comissão de Agricultura e Abastecimento da Câmara de Sorocaba, Rafael Militão. (Com informações da Secom)


Sob teste

O clima quente durante a votação do projeto de lei que criava a taxa da iluminação pública, ontem, na Câmara, foi uma prova de fogo para a habilidade do presidente da Casa, Rodrigo Manga (DEM), em manter o ritmo normal da sessão. Manga chegou a se irritar com os manifestantes, que insistiam em gritar palavras de ordem e interromper quem estivesse no microfone. "Eu também sou contra a taxa, mas tem de respeitar o orador que está na tribuna", disse. Situação semelhante ocorreu quando Fernanda Garcia (Psol) reclamou do cerceamento às manifestações da plateia. "Então tem que mudar o regimento", rebateu Manga.

Ao vivo

Enquanto a sessão esteve interrompida para que as diversas comissões elaborassem o parecer sobre emenda de Irineu Toledo (PRB), as redes sociais dos vereadores ficaram bem movimentadas. Pelo menos quatro deles aproveitaram o momento e a ampla presença popular para fazer vídeos ao vivo no Facebook, expondo suas opiniões contrárias à aprovação do projeto: Fernanda Garcia (Psol), Hudson Pessini (PMDB), Fausto Peres (Podemos) e Vitão do Cachorrão (PMDB). Já no final da votação, os mesmos vereadores, além de JP Miranda, postaram vídeos nas redes sociais para reafirmar seus votos contrários à proposta.

Alimentação

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Abastecimento e Nutrição (Seaban), realiza hoje uma palestra sobre as escolhas alimentares, destinada aos servidores públicos que estão prestes a aposentar. O encontro está marcado para as 8h30, na Associação dos Aposentados e Pensionistas. De acordo com a palestrante e nutricionista Renata Falcato Catini, o objetivo do encontro é passar mais conhecimento sobre as escolhas alimentares para uma vida saudável, os alimentos e suas propriedades nutricionais e ainda ajudá-los a se adaptarem nesta mudança de rotina da alimentação após a aposentadoria.

Sessão 'quente'




Por Marcelo Andrade
marcelo.andrade@jcruzeiro.com.br


A sessão de hoje da Câmara de Sorocaba promete ser das mais agitadas. Isso porque os vereadores devem votar o projeto de autoria do prefeito José Crespo (DEM) que cria a Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (CIP) -- veja reportagem nesta edição. Movimentos sociais que organizaram abaixo-assinado contra a criação da nova taxa já divulgaram que farão um ato no plenário pela reprovação do projeto.

Yves Ota

Também em primeira discussão os vereadores de Sorocaba votam o Projeto de Lei nº 188/2017, de autoria do Executivo, que cria e denomina o Parque Linear Ives Ota. O referido parque situa-se numa área pública localizada entre o Condomínio Residencial Constantino Matucci, Portal do Morumbi, Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), Jardim Morumbi III, Avenida Marginal, Jardim Iguatemi, Jardim Morumbi II e Jardim São Judas Tadeu.

Ajuda de Serra

O prefeito de Votorantim, Fernando Oliveira (DEM), se reuniu na última segunda-feira, em São Paulo, com o senador tucano José Serra para pedir "ajuda" ao município na condução do caso dos prédios das duas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) que se encontram há anos abandonados na cidade, no Jardim Paulista e no Parque Jataí. Do encontro também participaram o deputado estadual João Caramez (PSDB) e o secretários municipais de Governo, Eric Romero, e de Administração, Fábio Lugari.

Reuniões em Brasília

O senador José Serra agendou em Brasília, para a próxima quarta-feira, dia 23, duas audiências entre o prefeito Fernando de Oliveira e os ministros da Saúde, Ricardo Barros e das Cidades, Bruno Araújo. Além disso, se comprometeu em elaborar um projeto de lei, em consonância com as orientações do Tribunal de Contas da União, no sentido de que a cidade possa ter a liberação para utilizar as estruturas dos mesmos, sem a necessidade de devolução de dinheiro ao governo federal.

Pai da criança

O sucesso da locomotiva nº 58, chamada carinhosamente de Maria do Carmo, nas festividades de aniversário de Sorocaba, na terça-feira, suscitou uma recordação carinhosa do ex-prefeito Paulo Mendes, que enviou para os amigos, por WhatsApp, uma imagem do jornal Município de Sorocaba. Isso para lembrar que foi ele, Paulo Mendes, quem tombou a locomotiva, em grau 1 (preservação integral), por meio do decreto nº 10.062, de 19/12/1996 -- um de seus últimos atos como prefeito de Sorocaba.

Só um vereador participa de cerimônia



Por Marcelo Andrade
marcelo.andrade@jcruzeiro.com.br


Apenas um vereador, o pastor Luis Santos (Pros), dos vinte que fazem parte da atual legislatura, participou do ato cívico e desfile realizados na manhã de ontem para comemorar os 363 anos de fundação de Sorocaba. Na foto, Santos aparece ao lado de Crespo e da primeira-dama, Lilian. Nem mesmo o líder do governo, pemedebista Fernando Dini, esteve nos eventos. Questionada, a assessoria do parlamentar disse que ele estava viajando e, por conta do mau tempo, teria chegado à cidade após o término do evento. Segundo o presidente da Câmara, Rodrigo Manga (DEM), o Poder Legislativo não recebeu convite oficial para ocupar o local destinado às autoridades. A Prefeitura informou por meio de nota que "todas as autoridades foram convidadas".


Em alta

As relações entre Luis Santos e Crespo estão em alta. Recentemente, o vereador teve um de seus indicados -- o assessor Leandro Augusto Machado -- nomeado pelo prefeito para um cargo comissionado no Executivo.

Aplaudida

Anunciada pelo cerimonial do ato cívico realizado ontem, em frente à estátua de Baltasar Fernandes, a vice-prefeita Jaqueline Coutinho (PTB) -- que não se posicionou ao lado das autoridades --, foi bastante aplaudida pelo público.

Rapidinho

O prefeito Crespo discursou por menos de cinco minutos no ato cívico que abriu as festividades, ontem, no Largo de São Bento. Já no desfile, o tradicional discurso do chefe do Executivo não aconteceu.

Paz e amor

Ao tomar conhecimento de que um grupo de manifestantes se fazia presente, um fato curioso envolveu o cerimonial da Prefeitura na tentativa de acalmar os ânimos. Dois jornalistas se revezavam no microfone para anunciar as escolas e, em determinados momentos, falavam frases como "Sorocaba da gentileza", "Sorocaba do amor ao próximo", "gentileza gera gentileza..."

É humano

No momento em que o prefeito entregou uma rosa à vice-prefeita (veja cobertura nas págs. 6 e 7), um dos locutores afirmou que faz parte do ser humano errar e que era momento de reconciliação.

Sem problema

A vice-prefeita foi convidada pela direção da escola Leonor Pinto Tomaz um dia antes, para participar do desfile. Entretanto, de acordo com o apurado, a direção da escola comunicou a secretária de Educação, Marta Cassar, de que Jaqueline participaria do evento e quis saber se não "haveria problema". Receberam o aval.

(Colaborou Ana Cláudia Martins)

Jaqueline e Manga não são convidados oficialmente para ato cívico




Política e palanque
 
O desfile cívico para marcar a passagem dos 363 anos de fundação de Sorocaba, que será realizado na manhã hoje na região central, poderá ter ingredientes de tensão política. Isso porque, além de um protesto e distribuição de panfletos organizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais contra o governo de José Crespo, tanto a vice-prefeita, Jaqueline Coutinho, como o presidente da Câmara, Rodrigo Manga (DEM), afirmaram ontem à jornalista Ana Cláudia Martins, do Cruzeiro do Sul, que não foram convidados oficialmente para integrar o palanque de autoridades, mas disseram pela manhã à coluna que se farão presentes. Questionada, a Prefeitura limitou-se a informar, por nota, que "todas as autoridades foram convidadas".
 
À força
 
O presidente Câmara, Rodrigo Manga, que é do mesmo partido de Crespo, disse que esta é a primeira vez que o Poder Legislativo não recebe um convite oficial para participar do ato e desfile cívico. Afirmou que o cerimonial da Câmara enviou um ofício ao Executivo para solicitar ao menos a programação de atividades organizadas em comemoração ao aniversário da cidade, que chegou por e-mail. Diante disso, a Mesa Diretora estuda fazer um projeto de lei para obrigar a Prefeitura a informar a Câmara de todos os eventos.
 
"Questão prejudicada"
 
O governo municipal também faz mistério sobre como será a participação de Crespo no ato e desfile cívico marcados para hoje. Questionada se o prefeito fará ou não o tradicional discurso que antecede o evento, a Secretaria de Comunicação do Paço limitou-se a responder: "A definição das falas ocorrerá no evento, de acordo com as condições do momento."
 
Olhos em 2020

 
O vice-prefeito de Votorantim, Lê Baeza (PV), optou por ter uma assessoria de imprensa própria para prestar contas de suas atividades. Contratou o jornalista votorantinense Felipe Gianolla, que será o responsável em dar visibilidade ao vice.
 
Olhos em 2018

 
Já o vereador Bruno Martins, presidente da Câmara de Votorantim, confirmou ontem que colocará seu nome como alternativa para as próximas eleições (em 2018) a deputado estadual.
 
 

Prefeitura de Sorocaba prorroga contrato do lixo por mais um ano



O prefeito José Crespo (DEM) prorrogou por mais um ano, até 31 de julho de 2018, o contrato com o Consórcio Sorocaba Ambiental, no valor de R$ 87,05 milhões, para a prestação de serviço de coleta de resíduos sólidos domiciliares e comerciais gerados no município, incluindo conteinerização e varrição.


Gastões


O vereador e pastor Luis Santos (Pros) foi o que mais gerou gastos com quatro itens - combustível, selo, material de escritório e xerox - para o seu gabinete durante o mês de julho, entre os vinte que fazem parte da atual legislatura, R$ 1.167,94. Do total, R$ 362,48 foram gastos com combustíveis. Já Antonio Carlos Silvano Júnior (PV) foi o vereador que mais gastou com selos. Dos R$ 891,74 em despesas totais que teve em julho, quase a metade, R$ 447,81 foi com postagem.

Meia volta volver


Em ao menos dois casos em que o Ministério Público do Estado (MP/SP) investiu contra suposta nomeação para cargo de confiança de parentes de agentes públicos lotados no governo Crespo, os envolvidos recuaram temendo responder criminalmente. Um deles, por exemplo, foi o caso da mulher do secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Maurício Campanati, que após o marido assumir o cargo, foi promovida passando a assumir a função, em comissão, com salário de R$ 7,2 mil. Até então, Sylvia Campanati, que é concursada, era auxiliar administrativa e o salário não chega a R$ 2 mil. Ela voltou ao cargo de origem.

Ele lá... eu cá


Vereadores que ainda integram a base aliada de Crespo andam preocupados diante da intensificação dos casos envolvendo o prefeito e que isso possa contaminar seus mandatos em seus respectivos redutos eleitorais. Por isso, alguns já decidiram que vão procurar manter distância do prefeito, sobretudo em eventos públicos. Tiraram como exemplo as vaias que Crespo recebeu num pequeno evento em George Oeterer, na divisa de Iperó, na última sexta-feira (veja reportagem nesta edição). Estão tão temerosos que alguns chegaram a comentar que podem não ficar no palanque, ao lado de Crespo, no desfile cívico em comemoração ao aniversário de Sorocaba.


Infanto-Juvenil

O Parlamento Infanto-Juvenil criado no âmbito da Câmara Municipal de Sorocaba acaba de ser atualizado pela Resolução nº 451, de 1º de agosto de 2017, de autoria do vereador Renan dos Santos (PCdoB), publicada na edição do jornal oficial do Município de Sorocaba, do dia 9 último. A resolução altera a outra, de nº 337, de 19 de maio de 2009, estabelecendo que o Parlamento Infanto-Juvenil será constituído por estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental 2. Também prevê, entre outras questões, que a Escola do Legislativo de Sorocaba regulamentará, anualmente, o processo de escolha dos vereadores-estudantes junto aos estabelecimentos de ensino.


Aniversário


A Prefeitura encaminhou nota ontem para dizer que o ato tradicional de sexta-feira no Pelourinho, no bairro Itavuvu, que o prefeito José Crespo e secretários não foram, não era o de abertura da programação de aniversário de Sorocaba. Reforçou que a abertura foi no hasteamento da Bandeira do Brasil no Paço. Mas não respondeu se o tradicional ato no Pelourinho deixará de abrir a programação oficial do aniversário nos anos seguintes.