UM DIA NA HISTÓRIA
Publicidade (passe o mouse para ouvir)


Um dia na história



O Cruzeiro do Sul estimava em 19 de outubro de 1969 que a estrada projetada para ligar Sorocaba com a rodovia Castelo Branco -- depois chamada de rodovia Senador José Ermírio de Moraes (SP-75), a Castelinho -- ainda deveria levar mais um ano para ser concluída. "Há cerca de um ano se iniciaram as obras de abertura, e existem muitas coisas ainda por fazer. A despeito de não ser muito longa, a via de acesso exige algumas obras de arte, além de dois viadutos no cruzamento da estrada Éden-Aparecidinha e no da estrada Itu-Serrinha. (...) Após sua conclusão, a saída da cidade se fará pelo bairro da Vila Progresso, mais ou menos na altura da ponte do "Pinga-Pinga". A partir daí a Prefeitura deverá construir também a avenida Marginal, que chegará à ponte de Pinheiros". (Eric Mantuan)

Um dia na história



Uma história inusitada compunha a eleição para vereador em Sorocaba em 1963 e era relatada pelo Cruzeiro do Sul no dia 18 de outubro daquele ano: a de um candidato que perdeu por um voto pois parte do eleitorado escrevera seu apelido na cédula -- ao invés de seu nome. "É sabido e notório que o candidato Manoel Covos Netto, se tivessem computado em seu favor a totalidade dos votos dados ao seu apelido "Neito", teria se classificado em melhor posição da legenda do PRT e seria fatalmente o eleito." Neito entrara com um recurso na Justiça Eleitoral para que fossem recontados os votos das urnas onde as cédulas com seu apelido não foram consideradas. (Eric Mantuan)

Um dia na história



A arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Sorocaba deveria aumentar em 9% para o ano de 2008 -- caso se confirmasse a previsão publicada pelo Cruzeiro do Sul em 17 de outubro de 2007. "Essa é a previsão da Prefeitura e que consta do orçamento do município, de quase R$ 1 bilhão, que está na Câmara para a análise dos vereadores." Com o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), a Prefeitura esperava arrecadar mais R$ 56,8 milhões. Entre outros planos e projetos do governo Lippi para 2008, esses valores seriam debatidos pelos secretários municipais na Câmara dos Vereadores. (Eric Mantuan)

Um dia na história




“Um zoológico que terá dezenas de exemplares da fauna brasileira, com o Museu Sorocabano instalado na casa que foi da marquesa de Santos e com muitas atrações para grandes e pequenos.” Era assim que o Cruzeiro do Sul de 15 de outubro de 1968 anunciava a inauguração do zoológico Quinzinho de Barros, que ocorreria dali a cinco dias. O novo parque da cidade foi, inclusive, classificado pelo jornal como “um dos mais belos recantos de Sorocaba”. (Rodrigo Gasparini)

Um dia na história




A edição do Cruzeiro do Sul de 13 de outubro de 1950 trazia o resultado parcial da eleição para presidente da República e governador do Estado. Getúlio Vargas (PTB) liderava a disputa pelo Palácio do Catete com 2,528 milhões de votos. Pelo governo de São Paulo, Lucas Nogueira Garcez saltara na frente e contabilizara 748,1 mil votos. Em seu segundo mandato, Getúlio governou o Brasil por 3 anos e meio, de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954 -- quando se suicidou com um tiro no coração, em seu quarto, no Palácio do Catete. Garcez, por sua vez, governou São Paulo até 31 de janeiro de 1955, sendo sucedido por Jânio Quadros. (Eric Mantuan)