//
UM DIA NA HISTÓRIA
Publicidade (passe o mouse para ouvir)


Um dia na história




O Cruzeiro do Sul revelava em 26 de março de 1965 as intenções do Centro Estadual de Abastecimento (Ceasa) e da empresa Massey Ferguson para a cidade de Sorocaba. O Ceasa planejava iniciar, dali a alguns dias, a construção do entreposto de pescado e uma fábrica de gelo em um terreno no Jardim Cruzeiro do Sul, próximo da Árvore Grande. "O prefeito Armando Pannunzio retornou de São Paulo com uma planta fornecida pela Ceasa, na qual tem-se uma ideia da grandiosidade da obra e capacidade para estocagem de pescado (20 toneladas)". Já a fabricante de tratores havia recebido a promessa de doação de um terreno na rodovia Castelo Branco para construir a sua planta, o que acarretaria na desativação da fábrica em atividade na Grande São Paulo. (Eric Mantuan)

Um dia na história



A resistência dos iraquianos era um grande problema para as tropas americanas na guerra do Iraque, como noticiava o Cruzeiro do Sul em 25 de março de 2003. "O avanço por terra das tropas dos Estados Unidos e aliados encontra cada vez mais resistência na batalha por Bagdá. As tropas estavam ontem a cerca de 80 quilômetros da capital. Na madrugada, o bombardeio aéreo recomeçou". Para conter os invasores, o presidente local, Saddam Hussein havia aparecido na TV para conclamar a população a resistir. "O Iraque informou ter derrubado dois helicópteros inimigos. Um foi mostrado, com iraquianos tratando o aparelho como um troféu". O conflito terminou com a vitória dos Estados Unidos e consequente deposição e morte de Saddam

Um dia da história




Um esperado jogo entre São Bento e Corinthians, pelo Paulistão 77, havia terminado com um empate sem gols e era relatado pelo Cruzeiro do Sul em 24 de março aquele ano. "A cidade praticamente parou, esbarrando no bloco bem sólido que só acontece quando se trata do Corinthians em visita. Já no fim da tarde, quase todos os caminhos convergiam para o Estádio Humberto Reale, congestionando o trânsito na rua Cel. Nogueira Padilha e adjacências". Contudo, quando a bola rolou, o nível técnico dos dois times estiveram aquém do esperado pelos torcedores. Comandado por Marcos Pavlowsky, o São Bento esteve em campo com João Marcos; Toninho, Clodoaldo, Tutu e Nelsinho; Serelepe e Gatãozinho; Carlinhos, Valmir (Tulica), Titica e Sérgio Ramos. (Eric Mantuan)

Um dia na história



O Cruzeiro do Sul noticiava em 23 de março de 1999 um acidente provocado por uma infiltração de água na avenida 9 de Julho, paralela aos trilhos da Ferroban: uma dona de casa foi arrastada por 15 metros, sob a casa onde morava, porque o solo afundou sob seus pés quando ela estava no quintal. "A moradia tem frente para a avenida e está num plano superior em relação à linha férrea, nos fundos. Por baixo da casa passa uma canaleta de água pluvial desativada. Com a inflitração, essa canaleta afundou e a mulher acabou arrastada até próximo da linha". Após o acidente, a Defesa Civil interditou a casa e outras duas moradias vizinhas, além de fechar a avenida ao tráfego. (Eric Mantuan)


Um dia na história




A instalação do primeiro aparelho de raios X da Santa Casa de Misericórdia era uma boa notícia do Cruzeiro do Sul à população sorocabana em 22 de março de 1932. O equipamento era uma benfeitoria da administração do provedor Abílio Soares e a importação dele e do conjunto necessário para seu funcionamento custara 63:000$ (63 contos de réis). "O conjunto da instalação de radiografia na Santa Casa compreende o seguinte: aparelho gerador, mesa fluoroscópica, mesa radioscópica, transformador, tubos para fluoroscopia e radiografia, diafragma radiográfico. (...) O ato inaugural será às 19h30. Nessa ocasião, dom José Carlos, nosso venerado bispo, celebrará o santo sacrifício na capela dos Remédios". (Eric Mantuan)