UM DIA NA HISTÓRIA


Um dia na história



Um dos mais movimentados do Brasil em pousos e decolagens de aeronaves, o Aeroporto de Sorocaba entrava na mira da CPI do Narcotráfico em 16 de dezembro de 1999 -- dia em que o Cruzeiro do Sul publicava entrevista com o presidente da comissão, o deputado estadual Dimas Ramalho (PPS). "O aeroporto (...) não possui qualquer esquema de segurança ou fiscalização. O deputado disse que os trabalhos da CPI tiveram início ontem mesmo, um dia após de a comissão ter sido instalada. Ontem a CPI se encontrou com um grupo de promotores de Justiça de São Paulo para traçar uma estratégia de colaboração mútua". (Eric Mantuan)


Um dia na história




Fundada por Rafael Tobias de Aguiar, o Brigadeiro Tobias, a Força Pública do Estado de São Paulo estava completando 123 anos em 15 de dezembro de 1954 e recebia os cumprimentos do Cruzeiro do Sul. "Norteada sob a égide de uma disciplina inflexível, a Corporação Bandeirante que hoje comemora auspiciosamente o seu aniversário tem um acervo de importantíssimos serviços tributados à nação e a São Paulo. A sua missão está delineada no artigo 183 da Constituição dos Estados Unidos do Brasil. Em tempos de paz oferece constante proteção à coletividade em geral". Em 1970, sua denominação foi trocada para Polícia Militar do Estado de São Paulo. (Eric Mantuan)


Um dia na história



Há 52 anos, em 14 de dezembro de 1965, a criação do Serviço de Previdência Municipal (SPM) pelo prefeito Armando Pannunzio era noticiada pelo Cruzeiro do Sul. A entidade previdenciária do funcionalismo público municipal fora instituída por lei sancionada pelo prefeito. "Pela lei, os funcionários recolherão 9% dos seus vencimentos, enquanto que a Prefeitura recolherá mais 8%. Isso dará, com base nos vencimentos deste ano, uma arrecadação de Cr$ 9,5 milhões, aproximadamente, para enfrentar despesas da ordem de Cr$ 4 milhões, com aposentados e pensionistas". O SPM foi extinto em 1993, no governo Paulo Mendes, para dar lugar à Fundação Pública da Seguridade Social dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba (Funserv). (Eric Mantuan)


Um dia na história



O desastre com o voo 1285 da Arrow Air, um charter internacional que transportava militares dos Estados Unidos entre o Cairo, no Egito, para a base de Fort Campbell, no Kentucky, era a manchete do Cruzeiro do Sul em 13 de dezembro de 1985. O DC-8 caiu pouco depois da decolagem de uma escala no Canadá, matando todos os 256 passageiros e tripulantes. "O aparelho fazia uma escala técnica em Gander, depois de ter decolado do Cairo e se reabastecido em Colônia, Alemanha Ocidental. Segundo informantes, o avião recebeu combustível e mal tinha ultrapassado a faixa de segurança da pista, ao decolar, quando precipitou-se para o solo e explodiu". Posteriormente, as investigações apontaram que a contaminação das bordas das asas por gelo e o excesso de peso foram as causas do acidente. (Eric Mantuan)


Um dia na história




Em 12 de dezembro de 1924, o Cruzeiro do Sul repercutia as homenagens que dom José Carlos de Aguirre, o dom Aguirre, recebera dias antes em Bragança -- hoje, Bragança Paulista. Vigário daquela cidade desde 1911, ele havia sido anunciado como o primeiro bispo de Sorocaba e tomaria posse do bispado em 1º de janeiro do ano seguinte. "Uma multidão enorme, precedida por uma afinada corporação musical, dirigiu-se para o local onde achavam-se hospedados os srs. bispos. O exmo. sr. dom José Carlos de Aguirre teve ocasião de patentear o seu espírito apostólico e a sua inteligência aprimorada. Agradeceu as homenagens e disse que (...) se algum bem havia nem era obra sua, mas antes resultado da boa vontade de seus paroquianos." (Eric Mantuan)