UM DIA NA HISTÓRIA
Publicidade (passe o mouse para ouvir)


Um dia na história



Pelas estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), reproduzidas pelo Cruzeiro do Sul em 18 de agosto de 1960, a cidade de Sorocaba estava perto de atingir o número de 130 mil habitantes. "(...) Para efeito de recenseamento, a cidade foi dividida em 70 setores distintos. No perímetro urbano, o censo estará terminado no prazo máximo de dez dias. A zona rural, no entanto, demorará um pouco mais devido as dificuldades óbvias. (...) Em 1955, o Departamento de Estatística Estadual estimou a população de Sorocaba pelo crescimento vegetativo, em 107 mil habitantes". Para comparação, o Censo de 2010 apontou 580.621 moradores na cidade, com estimativa de aumento para 652.481 em 2015. (Eric Mantuan)

Um dia na história



A inauguração do Jardim Hamilton -- um empreendimento que, nos termos de hoje, poderia ser comparado a um condomínio fechado -- era relatada pelo Cruzeiro do Sul em 17 de agosto de 1938. "Foram feitas visitas às onze construções, misto de modernistas com estilo romano-pompeano, e que constituem moradias dotadas de todo conforto moderno, com garagem e entrada principal para a rua e saídas laterais de serviço. (...) Os visitantes mostravam-se bem impressionados com o aspecto agradável das edificações, que evocam um tipo muito comum do sul da Itália, mormente em Nápoles e Nova Pompeia". O projeto urbanístico era do dr. Armando Hamilton Oliveira, de quem o empreendimento emprestava o nome. (Eric Mantuan)

Um dia na história



Jogando para o gasto, o Brasil venceu o Paraguai por 2 a 0 nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2002 -- em duelo relatado pelo Cruzeiro do Sul em 16 de agosto de 2001. "O Brasil sofreu, jogou no sufoco, mas venceu o Paraguai no Estádio Olímpico de Porto Alegre. Scolari (Felipão, técnico) apostou na mistura de titulares com três ídolos gremistas -- Marcelinho Paraíba (autor do 1º gol), Tinga e Eduardo Costa -- e conseguiu vencer o Paraguai e melhorar a posição do Brasil nas eliminatórias (...)". (Eric Mantuan)

Em 1976, aniversário da cidade era destaque



A programação de eventos para o 322º aniversário de Sorocaba era o destaque do Cruzeiro do Sul em 15 de agosto de 1976. "Com hasteamento dos pavilhões de Sorocaba, São Paulo e Brasil; a presença da Banda Regimental do Sétimo Batalhão da Polícia Militar e de um coral de 400 vozes, às 8h, no largo de São Bento, defronte ao monumento de Baltazar Fernandes, Sorocaba começa a comemorar hoje o seu aniversário. (...) As solenidades deverão prosseguir, às 8h30, no Padre Pieroni, com a abertura oficial do Campeonato Varzeano, promovido pelo Serviço Municipal de Esportes". Inaugurações de obras, atividades religiosas e números culturais completavam as atrações da data. (Eric Mantuan)

Um dia na história



Um litígio entre a São Paulo Electric Company e a Sociedade Anônima Fábrica Votorantim pelo volume de água da represa de Itupararanga -- que em Votorantim era destinado à produção de energia -- era registrado pelo Cruzeiro do Sul em 13 de agosto de 1936. A SAFV havia notificado a São Paulo Electric a modificar a vazão do rio Sorocaba, de modo a haver água correndo permanentemente para as suas represas. "Quer a notificante produzir elergia hidroelétrica sem possuir nem poder de direito dispor de água suficiente. E acha que a notificada é que há de fornecer, do seu reservatório, a água que lhe não fornece o rio", afirmava a defesa da São Paulo Electric. (Eric Mantuan)