UM DIA NA HISTÓRIA
Publicidade (passe o mouse para ouvir)


Um dia na história



A participação brasileira na Campanha da Itália -- operações militares dos aliados para reconquistar o Mediterrâneo na Segunda Guerra Mundial -- era um dos destaques do Cruzeiro do Sul em 23 de fevereiro de 1945. "Informa-se oficialmente que as Forças Aéreas Brasileiras levaram a cabo nova e brilhante operação, executando com grande êxito uma missão de bombardeio contra depósitos de combustíveis do inimigo ao sul de Piacenza (região norte da Itália)". Os alvos da esquadrilha de Thunderbolts (Republic P-47) brasileiros eram edifícios e vagões ferroviários. Também na Itália estava a Força Expedicionária Brasileira (FEB), com participação determinante para o êxito aliado na Batalha de Monte Castello, vencida dois dias antes -- em 21 de fevereiro de 1945. (Eric Mantuan)

Um dia na história



O atentado ao voo 330 da Swissair, em Genebra, na Suíça, era a manchete do Cruzeiro do Sul há 47 anos -- em 22 de fevereiro de 1970. O Convair CV-990 matrícula HB-ICD havia sido derrubado por uma bomba, 15 minutos depois de levantar voo com destino a Tel-Aviv, em Israel, matando as 47 pessoas a bordo. "Não escapou nenhum dos ocupantes do aparelho e, segundo os terroristas, a bomba foi colocada para matar as pessoas importantes de Israel" que viajavam também no aparelho. A polícia descobriu um saco de postais no qual fora colocado o petardo e que os causadores do ato terrorista foram elementos pertencentes a um grupo do Comando Palestino". Uma sabotagem idêntica havia ocorrido em Frankfurt, na Alemanha, mas como o avião ainda não havia decolado, foi possível salvar os passageiros. (Eric Mantuan)

Um dia na história



O fim da intervenção da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social (Urbes) na Viação Manchester (Vima), então permissionária do transporte coletivo municipal de Sorocaba, era um dos assuntos do Cruzeiro do Sul em 21 de janeiro de 1990. "O juiz da 6ª Vara Cível Local, Paulo Roberto Benevini Campos, concedeu liminar pedida pela empresa de transporte em mandado de segurança contra o decreto de intervenção (do prefeito Antônio Carlos Pannunzio). (...) O diretor da Vima, Jáder José de Carvalho, reclamou que a Prefeitura não tem permitido o diálogo entre as partes, e garantiu que vai investir mais na empresa, visando permanecer em Sorocaba, podendo até entrar no caixa-único". A origem da disputa judicial era a nova forma de remuneração das empresas de ônibus na cidade, implantada 13 dias antes, e para a qual a Vima havia recusado a se submeter. (Eric Mantuan)

Um dia na história



Campeão da Série A3 do Campeonato Paulista no ano anterior, o São Bento disputava a Série A2 em 2002 buscando alcançar a elite do futebol paulista. Em 20 de fevereiro daquele ano, o Cruzeiro do Sul anunciava o acerto da diretoria beneditina com a Luk Automotive Systems, fabricante de embreagens e peças automotivas -- que realizaria um aporte financeiro para a equipe tentar a classificação à fase decisiva do torneio. "A empresa vai contribuir mensalmente com R$ 30 mil para o departamento de futebol profissional do clube. A apresentação da parceria contou com a presença do prefeito Renato Amary e diretores do clube e da Luk". Comandada por Paulo Comelli, a equipe terminou em 13º lugar, com 18 pontos em 15 partidas, a seis do quadrangular final. O promovido à Série A1, naquele ano, foi o Marília. (Eric Mantuan)

Um dia na história




O resultado do segundo jogo entre São Bento e América, pela série final do Campeonato Paulista da Primeira Divisão (equivalente à atual Série A2) de 1962 e que estava sendo disputado já em 1963, era um dos destaques do Cruzeiro do Sul em 19 de fevereiro daquele ano -- dois dias depois do confronto. O empate por 1 a 1 forçava a realização da terceira partida, em campo neutro, pois o primeiro jogo, em São José do Rio Preto, havia terminado sem gols. "O grande público presente no estádio da rua Coronel Nogueira Padilha saiu de lá decepcionado, amargando aquele empate de um tento que teve o sabor típico de uma derrota, principalmente à vista dos preparativos feitos (...)". Uma semana depois, no Estádio do Pacaembu, o Azulão finalmente desencantou: venceu por 2 a 1 e chegou à elite do futebol paulista pela primeira vez em sua história.