CARTAS


Banco do Brasil




O Banco do Brasil (agência da rua Hermelino Matarazzo) teve alterações na administração, englobando clientes transferidos de outra agência, aumentando o número de funcionários e sendo notório o bom atendimento diante do vai e vem de tantos clientes.

Mas faço aqui uma ressalva muito importante: a falta de melhoria no impresso da senha do painel de chamada. As letras e números são de difícil visibilidade para quem tem pouca visão.

BENEDITO CORREA LEITE

Resposta -
O Banco do Brasil agradece a sugestão do cliente e informa que a encaminhou à área responsável.

BANCO DO BRASIL


ALAGAMENTOS


Primeiramente gostaria de cumprimentar o Saae pelo excelente serviço realizado na primeira bacia de contenção do Jardim América, em Sorocaba, e em breve a conclusão da segunda bacia, do outro lado da avenida Washington Luiz.

Aproveitando o clima de realizações, gostaria de saber se existe algum projeto para uma bacia no final da avenida Artur Bernardes no Jardim Maria do Carmo, região onde ocorrem alagamentos frequentes e onde é sabido que uma bacia com um extravasor (bomba) resolveria definitivamente esse problema, como foi resolvido o do Jardim Abaeté. Falam de desapropriações, que não são bem-vindas pelos moradores e custam caro aos cofres públicos.

JOSÉ DIAS NETO

Resposta -
O Saae-Sorocaba tem interesse em resolver essa situação. No momento, busca recursos para realizar estudos, a fim de promover ações que evitem as enchentes do rio Sorocaba. A construção de uma bacia no final da avenida Artur Bernardes não é a solução tecnicamente mais adequada.

PREFEITURA DE SOROCABA


Maurício Caruso




Passado pouco mais de um mês do falecimento do meu amigo Maurício Caruso, começo a me dar conta da magnitude da sua figura, que transcende a imagem pública do investigador, do policial militar e do primeiro comandante da Guarda Civil Municipal de Sorocaba.

Poucas pessoas na história podem ser representadas pela palavra coragem. E, indubitavelmente, este era um atributo que meu amigo, de aspecto sempre tão sério e sisudo, trazia consigo.

Longe de pretender desmistificar a figura pública do Caruso, sou tomado por uma imensa saudade e a necessidade de compartilhar que meu amigo tinha uma qualidade, a qual se sobrepunha a qualquer outra: generosidade.

Generosidade traduzida nas oportunidades dadas aos demais companheiros; no compartilhamento dos elogios; na abdicação dos momentos de folga, para ajudar o próximo; da renúncia das horas em família, para se dedicar aos jovens; na busca do reconhecimento público dos valores de seus parceiros; enfim, em todas as vezes que ele abriu mão de si mesmo e de ter momentos exclusivos com poucos, para ter períodos inteiros, estar na presença de muitos.

Apenas alguns privilegiados tiveram a oportunidade de conviver com o Caruso em seu círculo mais íntimo e muito me orgulho em me encontrar em seleto grupo. Infelizmente, passo a ter a consciência de que não mais poderei gozar de momentos com meu amigo Caruso, mas eu posso afirmar, com muita honra, que a sua amizade e seu exemplo me tornaram uma pessoa melhor e, muito do que hoje eu sou devo às oportunidades concedidas por ele e seus conselhos.

Descanse em paz, meu amigo.

CARLINHOS MUNHOZ


FOGOS DE ARTIFÍCIO

É preciso deixar um recado aos vereadores para que, quando forem avaliar uma matéria em 2018, tenham sempre em mente os benefícios que ela trará para a cidade e para o povo sorocabano. Parar de aprovar projetos que só servem para gastar tempo e dinheiro. Reduzir os projetos de nome de rua e de títulos de cidadão. Esse negócio dos fogos, por exemplo, mexeu com uma tradição de 100 anos. Será que ninguém se tocou para delimitar os fogos apenas para eventos festivos e esportivos?

JOSÉ ROBERTO ALMENARA


Jornal do Município




Em relação à carta do leitor José Edson de Oliveira, intitulada "Jornal do Município", publicada na edição de 13 de janeiro, a confiabilidade do jornal está presente na assinatura digital com certificado de autenticidade do responsável pela publicação, que é previsto na lei de transparência 12.527, de 18 de novembro de 2011. Tanto a edição inicial quanto a que trouxe as duas portarias está com a assinatura digital de certificação de autenticidade do responsável pela publicação. A confiabilidade estaria perdida se esta assinatura não estivesse presente após a inserção das portarias. O que aconteceu neste caso foi um erro de procedimento, por não ter sido publicado, na versão com as portarias, que se tratava de uma republicação, conforme este jornal mesmo destaca no título da reportagem. Este erro não ocorrerá mais em virtude da decisão do secretário responsável de mudar o horário de encerramento da edição de 12h para 17h e de criar um lacre de inviolabilidade que não permite mais alterações após o encerramento da edição a cada dia.

PREFEITURA DE SOROCABA

PATRULHA AMBIENTAL

Utilizo-me uma vez mais deste espaço para agradecer à Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal de Sorocaba, em especial aos GCMs Nunes, Magalhães, Franco e F. Sanches, pelo pronto e eficaz atendimento a ocorrência de possível crime ambiental em andamento no residencial onde moro.

LIDIA PERES

COLETA DE LIXO

É simplesmente incabível a suspensão da coleta de lixo nos períodos de festas de fim de ano, onde naturalmente aumenta a demanda de restos de alimentos. Restos de alimentos das ceias colocados nas lixeiras e ou contêineres (quando há) se putrefizeram, gerando insuportável odor na cidade.

CARLOS CÉSAR DE LIMA

Resposta - Prezado Carlos, informamos que as equipes de coleta e limpeza urbana de Sorocaba trabalham durante todo o ano, de segunda-feira a sábado, ininterruptamente. Os dois únicos feriados em que os funcionários têm folga para passar com suas famílias, autorizados pela Prefeitura, são o Natal (25 de dezembro) e o ano-novo (1º de janeiro). Informamos também que o serviço foi normalizado logo após os feriados citados.

PREFEITURA DE SOROCABA