Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Domingo (12) será o segundo dia de prova do Enem

A primeira etapa foi realizada no último dia 5 com as provas de linguagens e ciências humanas além da redação

10 de Novembro de 2023 às 23:01
Denise Rocha [email protected]
(Crédito: MOHAMED HASSAN / PIXABAY )

Amanhã (12) será o segundo dia do Enem, com as provas objetivas de Ciências da Natureza, área do conhecimento que envolve Biologia, Química e Física, e Matemática. A primeira etapa foi realizada no último dia 5 com as provas de linguagens e ciências humanas além da redação. De acordo com divulgação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais o gabarito oficial das provas objetivas será divulgado até o dia 24 de novembro. Segundo o edital, os resultados serão divulgados em 16 de janeiro de 2024, na Página do Participante.

O Enem foi criado em 1998 para avaliar o desempenho dos estudantes. A partir de 2009 começou a ser utilizado também para o acesso à educação superior, por meio, por exemplo do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu.

Tranquilidade

Muitos dos alunos do Poli irão fazer as provas. Nesse momento, é importante lembrar que todo um trabalho, desenvolvido pelos professores, ocorreu para a conclusão desse momento. A Agência Brasil divulgou que 2,8 milhões de candidatos fizeram as provas no primeiro domingo do exame em todo o país.

O professor de Educação Física, Arthur Augusto Paes de Moraes, reforça que o momento é de cuidado com a saúde emocional - para se manter tranquilo durante o exame - e condicionamento físico para ter um bom rendimento. ‘Nos dias que antecedem, é importante uma alimentação saudável e uma hidratação adequada, para que o estudante se sinta confortável durante a prova. Recomendo também a prática de atividades prazerosas, como relaxamento para descansar o corpo e a mente, uma caminhada ou corrida e até mesmo um esporte. Tudo isso ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade’, explica.

Por fim, quer fazer algo em casa mesmo? A ideia é alongar o corpo. ‘Os alongamentos são uma ótima forma de relaxar a musculatura. Principalmente no pescoço para diminuir a tensão na cervical, para os ombros e punhos. Cada sequência pode ser executada em torno de 30 segundos’, finaliza o professor.

Tema da Redação

O professor João Batista Alvarenga, responsável pela disciplina Técnicas de Redação para vestibular e Enem, avaliou o tema escolhido: ‘Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil’. Para Alvarenga foi uma surpresa para a maioria dos jovens. ‘Muitos não têm essa percepção do ambiente doméstico, uma vivência e repertório necessários para a discussão’, comenta. Contudo o professor destaca que o tema é apropriado. ‘Sempre é necessário discutir esse tema já que existem causas culturais e comportamentais, que tem relação com um contexto histórico de muitos anos. A solução passa pela participação de todos com as obrigações do lar’, finaliza.

Vale lembrar que só a Redação pode chegar ao valor máximo de mil pontos; a nota será conhecida pelos candidatos apenas em janeiro. Os candidatos também poderão ter acesso à correção, mas não será possível entrar com recurso. (Denise Rocha)