Buscar no Cruzeiro

Buscar

Patrimônio cultural

Gabinete de Leitura recebe projeto ‘Passeios Culturais’

Visita guiada à sede da entidade acontece amanhã e é gratuita

26 de Abril de 2024 às 00:04
Cruzeiro do Sul [email protected]
O Gabinete de Leitura Sorocabano fica no Centro e conta com acervo de mais de 50 mil livros
O Gabinete de Leitura Sorocabano fica no Centro e conta com acervo de mais de 50 mil livros (Crédito: ARQUIVO JCS)

Fundado no ano de 1867, o Gabinete de Leitura Sorocabano recebe, neste sábado (27), o projeto “Passeios Culturais”. A entidade será palco de uma visita guiada que terá a frente o pesquisador José Rubens Incao. A atividade, que é gratuita e aberta a todos, acontece das 10h às 12h e conta com uma apostila explicativa que contém a história e fotos do local visitado. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo telefone (15) 3232-0768.

Segundo o historiador Aluísio de Almeida (1904-1982), a antiga sede do Gabinete contava com sala para os livros e de leitura, pequena sala de reunião, quarto sem janelas para o arquivo e quintal. Em 1956, sob a presidência de José Pereira Cardoso, o antigo prédio foi demolido e no local construída a atual sede denominada Edifício Luiz Matheus Maylasky. A nova sede foi inaugurada em 1958. Sendo o único Gabinete de Leitura em funcionamento com portas abertas para o público no Estado de São Paulo, o Sorocabano mantém uma biblioteca com mais de 50 mil títulos e um acervo importante de jornais, além de obras raras, manuscritos e livros de autores sorocabanos. O espaço ainda conta com sala de leitura e auditório.

O prédio ainda foi palco de outras passagens importantes. Desde a sua criação auxiliou no desenvolvimento cultural de Sorocaba, abrigando as primeiras reuniões de 17 entidades sociais, como a futura Associação Comercial, Santa Casa, entre outras. No período mais trágico da História de Sorocaba, durante o surto de febre amarela (1897-1900), o Gabinete serviu de depósito de alimentos e remédios para os necessitados. O Gabinete de Leitura fica na praça Cel. Fernando Prestes, 21, centro de Sorocaba.

O projeto

O projeto “Passeios Culturais” foi criado, inicialmente, em 1988 por Incao e está sendo retomado este mês com a visita ao gabinete. A ideia, explica o idealizador da iniciativa, é apresentar aos participantes, os diversos locais com importância histórica espalhados pela cidade. “Sorocaba tem muita história e curiosidade a ser contada, desde a sua origem aos dias de hoje, preservada nas ruas, nos prédios, e no modo de ser dos habitantes, e que, na maioria das vezes, passa desapercebida, pela correria do dia a dia e, também, pela falta de oportunidade de conhecer um pouco mais da cidade”, explica. Os passeios serão feitos mensalmente e visitarão diferentes pontos da cidade, destacando aspectos históricos e curiosidades sobre o local. (Da Redação)