Buscar no Cruzeiro

Buscar

Orquestra

Sinfônica de Tatuí faz série de concertos

Serão nove apresentações gratuitas que comemoram os 70 anos de existência do Conservatório

22 de Abril de 2024 às 23:12
Cruzeiro do Sul [email protected]
Concertos reúnem obras diversas e terão a regência de Emmanuele Baldini
Concertos reúnem obras diversas e terão a regência de Emmanuele Baldini (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí realiza uma série de eventos este ano. O calendário é em comemoração aos 70 anos do conservatório, e a primeira apresentação será amanhã (24), às 20h30, com concerto no Teatro Procópio Ferreira. A entrada é gratuita. No dia 2 de junho, um domingo, a orquestra se apresenta na Sala São Paulo, na Capital. O calendário completo de apresentações pode ser conferido pelo www.conservatoriodetatui.org.br.

A orquestra é um grupo artístico-musical, formado por estudantes e bolsistas da instituição. Para os concertos da temporada 2024, o repertório escolhido traz obras do século 18 até composições contemporâneas. O material selecionado inclui peças musicais provenientes de diferentes partes do mundo, como Europa, América Latina e América do Norte. A regência dos concertos será de Emmanuele Baldini.

Ao todo, serão nove apresentações durante o ano, cada uma com um programa distinto, ou seja, trazendo experiências musicais diferentes. Entre os artistas convidados, estão Silvia de Lucca, Viktor Uzur, Maria Fernanda Krug, Renato Bandel, Thaina Souza, Carlos Santos, Luis Otavio Santos, Camila Barrientos, Thadeu Romano, Anderson Alves, Tiago Vieira e os vencedores do Concurso Paulo Bosísio 2022. Também estão previstas apresentações ao lado de outros grupos artísticos, tais como o Coro e Orquestra dos Povos, ambos também pertencentes ao Conservatório de Tatuí, destacando ainda mais a diversidade da instituição.

Emmanuele Baldini enfatiza a dupla importância da iniciativa, tanto para os participantes da orquestra quanto para o público de Tatuí. “A presença desses convidados contribuirá significativamente para o enriquecimento artístico da orquestra. É crucial promover essa troca de experiências entre artistas consolidados no cenário musical profissional e os jovens músicos que compartilham do mesmo objetivo. Além disso, trazer para Tatuí, uma cidade profundamente ligada à música, uma programação variada com excelência artística e regularidade na agenda local”, destaca Emmanuele Baldini.

A orquestra

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi criada em 1985 e tem cerca de 60 integrantes. Tem como objetivo propiciar aos(às) bolsistas uma ampla experiência do repertório sinfônico e uma antevisão de um possível ambiente de trabalho. Já recebeu regentes convidados consagrados, como Roberto Tibiriçá e Gottfried Engels. Dentre os(as) solistas convidados, estão Alex Klein, Fabio Cury, Rosana Lamosa, Emmanuele Baldini, entre outros. (Da Redação)