Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Prefeito afirma que a saúde é uma das áreas prioritárias em seu governo

Numa avaliação do que já foi realizado, Rodrigo Manga lista ações que teriam melhorado a prestação de serviço para o cidadão

27 de Dezembro de 2023 às 23:01
Denise Rocha [email protected]
Sorocaba é destaque no cenário nacional como um polo de desenvolvimento econômico
Sorocaba é destaque no cenário nacional como um polo de desenvolvimento econômico (Crédito: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA DE SOROCABA)

“Minha mãe sempre falou que se você tem saúde, tem tudo”, comenta o Prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga. Numa retrospectiva deste ano, ele analisa que todas as áreas são importantes, mas que a Saúde é prioridade na gestão. “Quando assumimos tínhamos um orçamento limitado, mas nunca falamos que iria limitar algum serviço, muito pelo contrário, abrirmos cinco serviços de Pronto Atendimento 24h, nos bairros Carandá, Sorocaba 1, Aparecidinha, São Bento e Habiteto”, explica.

O prefeito argumenta que houve inúmeras melhorias na prestação do serviço. “Antes as pessoas ficavam na fila de madrugada para pegar uma senha em uma UBS, abria o portão e entregavam 20 ou 30; agora tem o aplicativo para o agendamento e quem não tem internet pode fazer na Casa do Cidadão”, garante.

Entre as outras medidas listadas por Manga estão o atendimento médico das crianças nas Unidades Básicas de Saúde sem agendamento, a inauguração do Palácio da Saúde, com o serviço inédito no SUS do Ambulatório do Pé Diabético, além de atendimento multiprofissional em parceria com a Uniso e a PUC, a antecipação da construção do Hospital Municipal, composta pela nova Policlínica, com previsão de início de construção já em fevereiro, a aquisição de motolâncias do Samu para agilizar o atendimento ao cidadão. Além do resgate de antigo programa Médico da Família. “Agora contamos com uma sede muito estruturada no Palácio da Saúde, com novos veículos, para trazer ainda mais qualidade no atendimento do programa Médico da Família”, diz ao explicar que a iniciativa atende as pessoas que não conseguem ir até uma Unidade Básica de Saúde.

Disposição

Ilustração artística do projeto do Complexo Hospitalar Municipal, que começou a ser construído - ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA DE SOROCABA
Ilustração artística do projeto do Complexo Hospitalar Municipal, que começou a ser construído (crédito: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA DE SOROCABA)

Segundo o prefeito o trabalho vem dando certo em virtude da combinação de vários fatores: o apoio da esposa, a primeira-dama Sirlange Frate Maganhato, e uma equipe que entendeu que ‘cuidar’ da cidade é uma missão. Quase todos os dias, os compromissos costumam começar por volta das 7h e seguir até 22h. “Chego em casa e meu filho está dormindo, mas minha mulher está sempre me incentivando. Sou muito grato por ter a ajuda dela, participando e interagindo”, elogia.

Além disso, existe a estratégia de ter no sexto andar da prefeitura uma sala exclusiva para acompanhamento dos projetos considerados prioritários para a gestão. “Temos uma equipe para acompanhar o passo a passo, até que saia do papel e se torne realidade”, explica.O atendimento ao cidadão também é considerado como fundamental. “Eu sempre quis ‘quebrar’ o paradigma de que político só atende em época de campanha”, defende. Segundo ele, esse trabalho começou quando ele ainda era vereador e precisou alugar uma sala maior no Centro da cidade. Atualmente, toda primeira quarta-feira do mês, ele e os secretários costumam receber em média mil pessoas.

Uma das edições do ‘Quarta com o Prefeito‘, realizada neste mês - ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA DE SOROCABA
Uma das edições do ‘Quarta com o Prefeito‘, realizada neste mês (crédito: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA DE SOROCABA)

As conversas teriam dado origem a importantes iniciativas, uma delas foi a Residência Inclusiva. “Foi graças a uma senhora de 80 anos, que cuidava de um filho, com deficiência, que tinha 50 anos; a preocupação dela de morrer, e deixá-lo sozinho, motivou a criação do projeto para atender essas pessoas que perdem todos os familiares. Elas recebem todo cuidado para o resto da vida”, afirma.

Melhor cidade

Manga tem o sonho, que ele não esconde, de fazer Sorocaba ser considerada a melhor cidade do Brasil para se viver. “Tem tudo para alcançar isso; é um povo guerreiro”, diz.

As premiações recentes é que alimentam ainda mais essa vontade do prefeito. Vale lembrar que a cidade foi bicampeã como Melhor Gestão do Brasil do Prêmio Band Cidades Excelentes; eleita como a 1ª cidade do Estado de São Paulo e 2ª do Brasil no ranking do Programa de Cidades Sustentáveis (PCS) da Organização das Nações Unidas (ONU), na categoria que abrange os municípios brasileiros signatários à iniciativa, com população entre 501 mil e um milhão de habitantes; a 7ª cidade do interior mais rica do País, considerando as de maior Produto Interno Bruto (PIB); foi ainda eleita entre as melhores cidades do Brasil pela Revista ISTOÉ, ocupando a 13ª posição do país, na categoria grande porte; escolhida como a 4ª melhor cidade das Américas para se investir, segundo revista do grupo Financial Times; além de ter sido a cidade do interior do Brasil que apresentou maior desenvolvimento populacional e econômico, de acordo com o Censo 2022 do IBGE; e, também, fazer parte da região que ocupa o 7º lugar no ranking estadual de exportações. “É preciso acima tudo resgatar o orgulho do sorocabano. Recentemente tivemos uma gestão pacata e outra de muita confusão, sem querer criticar ninguém, mas isso atrapalha”, garante o atual prefeito.

Rodrigo Manga tem o sonho de fazer a cidade ser reconhecida como a melhor do Brasil para se viver - ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA DE SOROCABA
Rodrigo Manga tem o sonho de fazer a cidade ser reconhecida como a melhor do Brasil para se viver (crédito: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA DE SOROCABA)

Redes socais

Com 177 mil seguidores no Instagram, Rodrigo Manga diz que não se preocupa com os críticos. Ele está acostumado a deixar de lado a timidez para fazer brincadeiras e chamar a atenção das pessoas. “Fale mal, mas fale de mim”, comenta ao reforçar que, no fim de semana, evita o assunto política, apenas mostra a família e fala da fé.

Ele ainda cita dois episódios de grande repercussão, o caso do homem que subiu em uma torre e que ele ajudou na negociação para evitar o pior e o contato feito para trazer os sorocabanos que estavam em Israel. (Denise Rocha)

Galeria

Confira a galeria de fotos