Toque de Primeira


Chuva de gols marca o início da Copa América



Por Lauro Campos O torneio que homenageia o aniversário de 70 anos de existência do América FC teve início neste domingo (14) movimentando as dezesseis equipes participantes. O espirito esportivo foi o ponto alto da primeira rodada de oito jogos que registrou 35 gols assinalados com alto índice de 4,3 tentos por partida.
Os resultados mais elásticos ocorreram no Centro Esportivo de Pinheiros onde o Bonde dos Pangarés, de Piedade bateu o Boca Madella por 4 x 2 e no campo do Flamengo em Votorantim por igual resultado o Jardim Paulista venceu o Ponte Nova.
Na rodada inaugural no gramado do Guanabara o Manchester Paulista cravou 3 x 2 contra o Democratas e o Bayern Votorantim3 x 0 frente o Santa Cruz.
O América de Lopes de Oliveira também começou com o pé direito na competição venceu o também debutante C.A João Romão ¿ Adega Jr. Lucci por 3 x 0, no único duelo realizado no período da tarde no Fluminense.
O equilíbrio das ações em campo se refletiram nos placares iguais em outras duas partidas. Jogando em seu estádio o Fluminense em parceria com o Enquadros empatou com o Vila Haro por 2 x 2 ¿ foto - idêntico escore registrou-se na casa do América ¿Grêmio São João frente o São Guilherme.
O primeiro evento esportivo do ano tem outro importante objetivo,preparar equipes para disputar os principais campeonatos oficiais da cidade.
As comissões técnicas podem neste período avaliar o desempenho individual e coletivo do grupo e os reforços contratados.
O time anfitrião agora unido ao Grêmio São João vai disputar dois campeonatos nesta temporada a 1ª Divisão em Votorantim e Taça Cidade de Sorocaba considerada elite do campeonato varzeano do qual é o maior detentor de títulos, 12 no total.
Já o São Guilherme, equipe da Zona Norte se prepara para encarar as dificuldades Taça Palácio dos Tropeiros único caminho para acessar a 2ª divisão denominada de Taça Palácio dos Tropeiros.
Na avaliação do volante e capitão Lucas a primeira partida do América deixou muito a desejar. " Time não se portou como eu esperava , acredito que seja opinião dos demais ,isto em razão do entrosamento do grupo já que alguns jogaram em outros clubes, num primeiro momento dificultou, acredito que o resultado poderia se melhor mas pelas circunstâncias o empate não foi tão ruim assim ", concluiu camisa 8.
" Marcar o empate no finalzinho do jogo foi muito bom especialmente contra uma equipe da primeira divisão, nós que vamos disputar a terceirona neste ano com objetivo de subir a próxima divisão. Viemos tentar o título com uma equipe formada no próprio bairro, muito guerreira . Fiquei satisfeito com o resultado " relatou o zagueiro e capitão do São GuilhermeJhon Sanches.
Gols do jogo. Igor Pinguim do São Guilherme abriu a contagem de cabeça aos 58 minutos. Lucas empatou de pênalti aos 72 minutos e Emerson finalizou de fora da área para ampliar para o América três minutos depois. Zulu deixou tudo igual aos 89 minutos.
A terceira divisão de futebol em fase de inscrições,deve começar no próximo mês em data a ser confirmada pela Secretaria de Esportes e Lazer organizadora das competições. Já a Taça Cidade esta prevista para ser realizada no segundo semestre do ano. Resultados da 1ª rodada: Grupos A:
Fluminense ¿ Enquadros ¿ Fluminense Votorantim 2 x 2 Vila Haro
Fluminense ¿ C.A João Romão ¿Adega Jr. Lucci 0 x 2 América Lopes de Oliveira Grupo B :
Flamengo ¿ Jardim Paulista Votorantim 4 x 2 Ponte Nova
Guanabara ¿ Democratas 2 x 3 Manchester Paulista Grupo C :
Flamengo ¿ Gerações Unidas ¿ Flamengo 3 x 3 Grêmio Vitória Régia
Guanabara ¿ Bayern Votorantim 3 x 0 Santa Cruz Grupo D :
Pinheiros ¿ Bonde dos Pangarés 4 x 2 Boca Madella
Pinheiros ¿América ¿ Grêmio São João 2 x 2 São Guilherme A segunda rodada da Copa América deve ser anunciada na próxima quarta-feira pela Liga Sorocabana de Futsal e Futebol parceira e supervisora da competição.





Sorocabano defende gol do São Paulo




Por Lauro Campos  
Integrante da equipe sub 15 do São Paulo FC o goleiro Vinicius retorna à cidade que o projetou para o futebol  com recordações inesquecíveis em sua memória.
Tricolor paulista detentor de cinco títulos da Copa Brasil de Futebol Infantil Sub 15, estreia nesta sexta-feira (12) às 15h30 contra o Atlético Mineiro.
“ É como um filme muito legal relembrar meu inicio no futsal na Escolinha do Professor Marinho e ascensão na Way Top, depois no Rizzo Futsal e SESI, sem esquecer é claro a experiência maravilhosa vivida no SAS-Vedetti e Magnus em jogos oficiais pela Federação Paulista da modalidade. Devo parte da minha formação como pessoa aos professores e técnicos que me incentivaram nos treinamentos e jogos sobretudo aos meus país que me educaram e sempre me apoiaram para prosseguir na carreira. Ainda estou vivendo esse sonho de ser efetivamente  jogador profissional , tudo conspira para isso, estou no caminho certo. Aqui na Copinha  a torcida pode ter certeza,  nosso time veio em busca do título, vamos lutar pelo objetivo “, concluiu.
Oficial da Associação Sorocabana de Árbitros Wanderley Orlando Batista, o popular Macarrão até se emociona ao lembrar que exatamente há quinze anos quando apitava a decisão da Copinha entre Corinthians e Seleção de Votorantim, nascia o filho Vinicius.  (Timão levou o título para o Parque São Jorge em 2003).
“É uma coincidência incrível que eu jamais poderia imaginar poder ver meu filho jogar tempo depois por um grande clube no mesmo campo onde apitei muitos jogos”,  relata com os olhos marejados de felicidade e emenda “ Não é nem preciso dizer que a família inteira e amigos vão estar nas arquibancadas torcendo por ele como sempre fizemos. Somos orgulhosos dele e do irmão Vitor  “,completa Macarrão, abraçando a esposa Silmara Cristina.
Como um grande clube o São Paulo investe pesado nas categorias de base visando exclusivamente formar atletas profissionais.
Como parte do planejamento na última temporada a base sub–15 do São Paulo cumpriu agenda repleta de atividades no Brasil e no exterior.
Na excursão à China trouxe dois títulos de Copas de alto nível técnico e, de volta para casa obteve três vices campeonatos:  Pan-Americano em Alegrette no Sul do país,  Paulista CUP – Sub – 14  e mais recentemente  no BH CUP. 





Seleção de Votorantim está em ponto de bala para estrear na Copinha




Por Lauro Campos
 
Após cumprir seis meses de preparação a Seleção de Votorantim está pronta e preparada para fazer no mínimo um papel bonito na Copa Brasil de Futebol Infantil 2018 que terá início na próxima quinta-feira (11) quando na condição de anfitriã estreia frente o Cruzeiro de Minas Gerais.
 
 Votorantim busca título inédito enquanto seu adversário o tri campeonato.
 
 A frase do treinador Luciano Ferreira  de que “vamos mirar a lua e se não chegar lá estaremos entre as estrelas ", não deixa dúvidas que sua comissão técnica e o grupo de jogadores aspiram a Taça de Campeão da nacionalmente conhecida Copinha.
 
 Com efeito, a frase repercutiu positivamente na comunidade votorantinense e antes mesmo de a bola rolar trouxe esperança da cidade–sede poder enfim ver seu representante depois de 23 anos conquistar seu espaço na galeria dos grandes campeões da competição.
 
 “Desta vez o período de treinamento foi antecipado, pudemos aplicar todos os fundamentos com isso os jogadores tem desenvolvendo um padrão de jogo muito bom de toque de bola, marcação e contra-ataques. A gente vem trabalhando isso desde o começo os meninos vem mostrando uma evolução muito grande dando uma resposta positiva nos treinamentos e em jogos amistosos “, relatou Ferreira.
 
 Até para conter a euforia dos jovens jogadores que alcançaram um bom nível técnico, o treinador preferiu não destacar nenhum deles de forma individual.
 
 “A nossa força é mais coletiva, não temos um destaque individual como alguns outros clubes vinha trazendo antigamente como Neymar, Alex , Vinicius Junior e tantos outros - mas creio que a maioria poderá ter um chance em alguns clube ao final da Copinha, “ assegura o comandante.
 
 A seca de título desde a criação do certame –  vice em 2003 e o fato de haver cobrança de torcedores é uma preocupação da comissão técnica.
 
 “A torcida de Votorantim pode esperar dos garotos muita entrega, força muito grande, vão dar resultados melhores do que outros anos” completou Vinicius.
 
 Os garotos estão ansiosos para estrear na competição. O zagueiro Matheus Kauan Antunes de 14 anos morador no Jardim Paulista em Votorantim conta os dias e horas.
 
 “Será um prazer jogar em defesa das cores da cidade sabendo que nas arquibancadas estarão meus pais e meus amigos torcendo por mim e pelo time.  Antes,  assistia muitos jogos da Copinha como torcedor e hoje meu sonho se transformou em realidade “  e completou o estudante do 8º ano do curso fundamental da Escola Visconde de Porto Seguro, “ Vou dar tudo de mim, me esforçar, fazer minha parte para ajudar o time brigar pelo título”.
 
 Os 20 jogadores que irão representar o município são : goleiros Caio, Deivid e Nathan. Jogadores de linha são: Lorran, Matheus Kauan, Davi, Pedro Xavier, Vinicius, Moisés, Giovani Ruiz, Murilo, João Paulo, Lucas Macedo, Gustavo, Vitor, Renan Callegari, Henry, Leonardo, Ryan e Giovanni.
 
 O último jogo-treino será contra o São Paulo neste domingo (7 ) no Centro de Treinamento do Tricolor em Cotia, quando o treinador fará últimos ajustes para definir o onze que começará contra a Raposa quinta-feira. 
 
 No grupo A estão: Votorantim, Cruzeiro, Coritiba e Vitória; grupo B: Corinthians, Botafogo, Internacional e Goiás; grupo C: São Paulo, Atlético Mineiro, Figueirense e Bahia; e grupo D: Palmeiras, Flamengo, Grêmio e Sport.
 
 A competição será disputada entre os dias 11 e 21 de janeiro. Abertura ocorrerá na próxima quinta-feira  logo após a abertura oficial do torneio que começa às 19h00, entre as equipes da Seleção de Votorantim e Cruzeiro. A primeira fase será completada nos dias 12, 13 e 14 de janeiro.
 
 Entre os grandes clubes paulistas e de todos os participantes o São Paulo é detentor do maior número de títulos,  cinco no total. Venceu as duas primeiras edições em 1991 e 1992. Depois voltou a galeria em 2013 e 2014 e levou também a taça de 2016 para o Morumbi.
 
 Corinthians vem a seguir com dois troféus, 2003 e 2004. Em quatro oportunidades bateu na trave: 1992, 2002, 2005 e 2014. Já o Palmeiras  vem pronto para dar um “ bico “ no azar , tem dois vices em 2010 e 2017 quando perdeu do Flamengo por 1 x 0.
 
 A maior competição sub - 15 da América Latina é uma vitrine viva para o mercado da bola. Desde sua criação jogadores consagrados já disputaram a competição. Ao longo dos anos a Copa do Brasil contou com a participação de vários jogadores que hoje atuam em grandes clubes do Brasil e do mundo.
 
 Em 1993 Denilson campeão defendendo o São Paulo e Alex, pelo Palmeiras. Em 1999 Robinho integrava o Santos e o atacante Fred que em 2005 fez  muitos gols pelo Cruzeiro.
 
 Em 2001 foi a vez do ex- Corinthiano Jô e mais recentemente Vinicius Junior de apenas 16 anos campeão pelo Flamengo em 2015, negociado pelo clube carioca a peso de ouro com o Real Madrid  por cerca  de 45 milhões de euros quebrando a banca do Barcelona que perdeu a corrida e a negociação pela abacatela diferença de 9 milhões de euros.
 
 A tradicional competição é organizada pela Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Desporto (Sedesp).