Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o Passarinho

Pica-pau-anão-barrado

04 de Maio de 2024 às 21:39
Cruzeiro do Sul [email protected]
O macho possui a testa vermelha, o bico é curto e possui a região entre o bico e o olho na cor bege
O macho possui a testa vermelha, o bico é curto e possui a região entre o bico e o olho na cor bege (Crédito: JOSÉ LUÍS BEVILACQUA / COAVES)

Nome popular: Pica-pau-anão-barrado
Nome científico: Picumnus cirratus (Temminck, 1825)

A ave de hoje é um pequenino habitante das florestas! Vamos conhecer mais sobre o pica-pau-anão-barrado?

Observe a foto! Ele é considerado um dos menores pica-paus do mundo, com cerca de dez centímetros de comprimento. Bem pequenino, não acha? Possui a barriga e o peito (ventre) barrados (listrados) de preto e branco. A nuca, asas e as costas são marrom-claras. Já a cabeça é negra com pintas brancas bem pequenas. O macho possui a testa vermelha. Seu bico é curto e possui a região entre o bico e o olho (loro) na cor bege. A cauda é fina e reta, com penas brancas e pretas, tanto por cima quanto por baixo.

Vive em locais bem arborizados, como florestas, cerrados, capoeiras e até mesmo praças. Alimenta-se, principalmente, de larvas de insetos, como formigas, besouros e larvas, que captura nas cascas e ocos das árvores.

Ele é um verdadeiro especialista em encontrar esconderijos nas árvores para fazer seus ninhos. Com seu bico afiado, ele escava o interior de buracos de árvores para construir seu ninho, especialmente em troncos apodrecidos ou galhos ocos. A mamãe pica-pau-anão-barrado põe de dois a quatro ovos brancos. Os pais trabalham juntos para cuidar dos filhotes, os alimentando, mantendo o ninho limpo e protegendo contra predadores.

Faça sua parte: Como dissemos, os pica-paus-anão-barrado fazem seu ninho em ocos das árvores, por isso precisamos preservar as árvores antigas e evitar cortar troncos ocos. Também temos que ensinar as pessoas a não usarem pesticidas, pois podem matar os insetos que o pica-pau-anão-barrado adora comer. Vamos ajudar a protegê-los e mantê-los sempre em locais ao nosso redor? Contamos com você, e até a próxima!

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)