Buscar no Cruzeiro

Buscar

Guerra

Israel dá ao Hamas uma semana para fechar acordo

03 de Maio de 2024 às 22:28
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

Israel deu ao Hamas uma semana para concordar com um acordo de cessar-fogo ou iniciará uma operação militar em Rafah, disseram autoridades egípcias. O Egito trabalhou com Israel em uma proposta revisada de cessar-fogo que apresentou ao Hamas no fim de semana passado.

Esperava-se que a liderança política do Hamas consultasse o seu braço militar em Gaza e voltasse à proposta. Mas Yahya Sinwar, o líder militar do grupo em Gaza, que se acredita estar escondido nos túneis do enclave e que toma as decisões finais, não respondeu.

Autoridades egípcias disseram que convidaram altos funcionários do Hamas a retornar ao Cairo nos próximos dias para continuar as negociações. Autoridades egípcias acreditam que o Hamas está buscando uma trégua de longo prazo e garantias dos Estados Unidos de que um cessar-fogo será respeitado por Israel.

O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, afirma que enviará forças terrestres para Rafah, no extremo sul da Faixa de Gaza onde mais de um milhão de civis palestinos estão abrigados — independentemente de um acordo ser alcançado. Militares israelenses disseram que Rafah é o último reduto do Hamas. (Estadão Conteúdo)